Belém avança rumo à mobilidade de baixo carbono
Com meios de transporte sustentáveis, é possível poupar recursos naturais, reduzir o risco de acidentes e melhorar a qualidade do ar

A preocupação em reduzir os danos ambientais causados pelas atividades dos seres humanos vem envolvendo, cada vez mais, todos os setores, como é o caso do segmento de transportes, onde se destaca a implantação de veículos elétricos e híbridos. Além de diminuir os impactos ao meio ambiente, as opções mais sustentáveis são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida no trânsito.
Em Belém, diante dos preparativos para sediar, em novembro deste ano, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), foi realizada a compra de ônibus elétricos, com o propósito de diminuir a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. De acordo com a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), responsável por acompanhar e fiscalizar o processo da compra, 40 veículos são elétricos e 225 movidos a diesel modelo Euro 6. Os veículos já circulam pela cidade e são equipados com a tecnologia de redução de 80% dos poluentes.
Segundo Carlos Guilherme Valente, especialista em psicologia do trânsito, os veículos elétricos reduzem os congestionamentos, melhoram a segurança no trânsito e fornecem opções de transporte acessíveis e econômicas para pessoas que não têm acesso a veículos particulares.
“Os ônibus elétricos podem melhorar o trânsito e a vida da população, pois vão ‘forçar’ o poder público a realizar um planejamento urbano sustentável, já que meios de transporte sustentáveis podem ser integrados ao planejamento urbano para criar cidades mais habitáveis e sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, explica o especialista.
Meio ambiente
Quando se trata de meio ambiente, os veículos elétricos auxiliam na redução da emissão de gases de efeito estufa, dessa forma, melhoram a qualidade do ar, pois possuem menos elementos químicos.
“Também auxiliam na conservação de recursos naturais, pois meios de transporte sustentáveis podem ser projetados para serem mais eficientes em termos de energia e recursos, reduzindo a dependência principalmente de combustíveis fósseis”, acrescenta Carlos Guilherme.
Ciclismo
Andar de bicicleta também é uma maneira de preservar o meio ambiente, além de beneficiar a saúde. Esse é o caso do atendente Odirley Lúcio Silva, de 28 anos, que há quatro anos optou por se locomover pela capital paraense apenas com uma bicicleta.
“Em 2021, quando voltei a trabalhar durante a pandemia, eu trabalhava num pub à noite e era fumante. Quando vi o mal que o cigarro estava me causando, resolvi parar e, como eu saía de madrugada, passei a voltar de bicicleta com um amigo do trabalho que morava perto de casa, assim comecei a voltar a cuidar da saúde e parar de pegar carros por aplicativo. Economizei dinheiro, cuidei da saúde e lembrei de como amava andar de bike”, relembra Odirley Lúcio.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA