Prêmio Dom Vicente Zico destaca comunicação e meio ambiente na 7ª edição
Com foco na COP 30, premiação católica inclui nova categoria sobre sustentabilidade e homenageia comunicadores da fé

A 7ª edição do Prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação será lançada neste sábado (2), com foco especial no cuidado com o meio ambiente. A premiação promovida pela Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), traz o tema “Pelos caminhos da fé, comunicando esperança e cuidando da Casa Comum”, em referência ao papel da comunicação católica diante dos desafios ecológicos.
O lançamento ocorre a cerca de 100 dias da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que será sediada em Belém. A programação inclui uma conferência sobre sustentabilidade voltada a agentes da Pascom, com palestra do secretário adjunto de Cultura, Bruno Chagas, no auditório da Capela Nossa Senhora de Lourdes, na avenida Governador José Malcher, bairro de Nazaré.
Categorias da premiação valorizam fé, comunicação e ecologia
Entre as novidades da edição de 2025 está a criação da categoria “Igreja e Sustentabilidade”, que reconhece iniciativas de evangelização aliadas à educação ecológica, ações ambientais e promoção da justiça social.
Outra inovação é a categoria “Comunicador em Destaque – Testemunho de Vida e Comunicação Cristã”, com escolha por voto popular a partir de oito indicados representando as regiões episcopais da Arquidiocese.
As demais categorias contemplam produções realizadas entre 1º de agosto de 2024 e 1º de agosto de 2025, nas seguintes áreas:
- Melhor Fotografia Evangelizadora
- Melhor Produção de Vídeo Evangelizador
- Melhor Peça de Evangelização
‘Comunicar a vida é também cuidar da Casa Comum’, diz padre
Para o padre Leonardo Monteiro, coordenador arquidiocesano da Pascom, a responsabilidade ambiental é parte da fé cristã. “A Igreja entende que toda a criação é obra de Deus. Por isso, o meio ambiente não pode ser tratado como algo a ser explorado, mas como um dom a ser cuidado. Somos chamados a essa conversão ecológica, que é espiritual, pastoral e missionária. Cuidar da Casa Comum é também comunicar a vida”, afirma.
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ressalta o simbolismo da edição, que acontece às vésperas dos 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. “Esta edição do prêmio valoriza o trabalho dos nossos comunicadores e convida a Igreja de Belém a refletir sobre sua missão diante da crise ecológica, em comunhão com o magistério do Papa Francisco”, declara.
Sobre o Prêmio Dom Vicente Zico
Criado em 2016, durante a 1ª Semana Arquidiocesana de Comunicação, o prêmio homenageia o arcebispo emérito Dom Vicente Zico e reconhece anualmente o trabalho de agentes da Pascom por sua criatividade, fé e compromisso com a evangelização nas mídias sociais paroquiais.
Serviço: Lançamento do Prêmio Dom Vicente Zico
- Data: sábado, 2 de agosto de 2025
- Hora: 15h
- Local: Auditório da Capela Nossa Senhora de Lourdes (avenida Gov. José Malcher, 1169 – Nazaré, Belém)
Inscrições: de 2 a 17 de agosto de 2025, pelo link disponível na bio do Instagram da Pascom Belém (@pascombelem).
Votação popular: disponível no mesmo período para a categoria “Comunicador em Destaque”.
Finalistas: anúncio em 31 de agosto de 2025.
Cerimônia de premiação: dia 6 de setembro de 2025, como parte da programação da Arquidiocese rumo à COP 30.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA