Papa Leão vem para a COP 30? Arquidiocese de Belém responde; veja
As autoridades brasileiras já convidaram o Santo Padre para participar da conferência, que será realizada em novembro

Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro deste ano, começam a circulam também informações sobre a confirmação de autoridades que estarão presentes no grande evento, entre elas, o Papa Leão XIV. O Santo Padre foi convidado pelo governo brasileiro para participar da COP 30.
Na manhã desta sexta-feira (1º), a Arquidiocese de Belém divulgou nota sobre o assunto e classificou como "fake news" as informações sobre a vinda do Papa Leão XIV para a COP 30.
“Até o momento, o Santo Padre não confirmou sua participação no evento”, diz a nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém. Segundo o documento, está circulando, em canais de comunicação sem qualquer vínculo com órgãos oficiais da Igreja, do Estado ou do Governo Federal, “uma notícia falsa” sobre a suposta confirmação da participação do Papa Leão XIV na COP 30.
“É lamentável que, mais uma vez, informações sem a devida apuração sejam disseminadas, desconsiderando princípios básicos do jornalismo e propagando conteúdo que não condiz com a realidade”, diz a nota. É importante destacar que o Papa, enquanto Chefe de Estado do Vaticano, tem sua participação assegurada como qualquer outro líder de nação.
VEJA MAIS:
No entanto, até o momento, não há confirmação oficial de sua vinda. A Arquidiocese de Belém, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal já formalizaram o convite ao Santo Padre e aguardam sua resposta. “Ressaltamos que qualquer definição oficial sobre a participação do Papa será divulgada exclusivamente por canais oficiais da Igreja Católica, principalmente o da Santa Sé. Informações que não tenham essa origem, especialmente quando veiculadas por terceiros sem vínculo com a Igreja, não devem ser consideradas”, afirma ainda a nota.
A Arquidiocese de Belém, por meio de sua Assessoria de Comunicação, "repudia a divulgação de informações inverídicas ou sem a devida checagem, reforçando o compromisso com a verdade e a responsabilidade informativa".
Sobre a presença da Santa Sé na COP 30
A Arquidiocese de Belém, em conjunto com a CNBB e a Nunciatura Apostólica no Brasil, coordena a comissão responsável pela participação oficial da Igreja Católica e da Santa Sé na COP 30, incluindo eventos paralelos, bem como toda a organização logística e de hospedagem. E acrescenta que, até o momento, não há definição sobre os representantes oficiais da Santa Sé que participarão do evento. "Assim que houver confirmação, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais dos envolvidos, inclusive por esta Assessoria, para amplo conhecimento dos participantes, da imprensa e da sociedade. Solicitamos a todos que colaborem na luta contra a desinformação, verificando a veracidade das notícias e recorrendo sempre à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese”, acrescenta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA