CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

No Brasil para a COP 30, governador da Califórnia chama tarifaço dos EUA de 'insultante'

Newsom argumentou que os EUA deveriam estar estreitando relações com democracias como o Brasil, ao invés de se afastar

Estadão Conteúdo
fonte

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou de "risível" e "insultante" o tarifaço dos Estados Unidos sobre o Brasil, inicialmente justificado pelo presidente americano, Donald Trump, com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"É profundamente danoso do ponto de vista geopolítico", criticou, em entrevista a repórteres às margens de evento do Milken Institute, em São Paulo, antes de embarcar para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.

Newsom argumentou que os EUA deveriam estar estreitando relações com democracias como o Brasil, ao invés de se afastar. "O presidente Xi está comemorando", ressaltou, em referência ao presidente chinês, Xi Jinping.

O governador afirmou ainda não saber se vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento, mas disse estar em contato com integrantes do governo sobre o tema. O democrata lembrou o memorando de entendimento entre a Califórnia e o Brasil para fortalecer o enfrentamento às mudanças climáticas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!