CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Minha bagagem vai ficar no Brasil', diz observadora que teme perder voo após fogo na COP 30

Magali Van Coppenolle foi evacuada da Blue Zone e não consegue recuperar mala; voo para a Europa parte em duas horas

Gabriel da Mota
fonte

A evacuação da Blue Zone na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, na tarde desta quinta-feira (20), gerou um drama pessoal para a observadora internacional Magali Caroline P Van Coppenolle. Representante da organização Climate Bonds Initiative, ela está impedida de recuperar seus pertences deixados no guarda-volumes do evento e enfrenta o risco iminente de perder o voo de volta para a Europa.

Magali relatou que foi retirada do local assim que o princípio de incêndio foi detectado, mas sua mala permaneceu na área interna, agora isolada pelas equipes de segurança.
"Nós tínhamos sido evacuados do prédio porque havia fogo e a minha bagagem está na sala de bagagens, lá dentro. Nós não temos permissão para voltar, mas o meu avião sai muito cedo. Eu estava esperando que eu pudesse pegar a minha bagagem de volta, mas isso não vai ser o caso", lamentou a observadora.

Voo em duas horas

A situação é crítica devido ao horário do embarque. Segundo Magali, seu voo está programado para partir em apenas duas horas (às 19h), tornando inviável esperar a liberação completa do pavilhão, que depende da vistoria do Corpo de Bombeiros. Resignada, ela acredita que terá que embarcar apenas com a roupa do corpo.

VEJA MAIS

image Incêndio em pavilhão da COP 30 e correria; veja o que se sabe até agora
Fogo começou na Blue Zone e assustou participantes e visitantes do evento na tarde desta quinta-feira (20)

"Eu acho que minha bagagem vai ter que ficar no Brasil e eu vou voltar para a Europa. Eu não posso entrar porque eles estão esperando a certificação da equipe de bombeiros de que as coisas estão bem, então eles não podem deixar ninguém entrar", explicou.

Confiança na segurança

Apesar de não ter visto as chamas — ela afirma ter sido uma das primeiras a sair durante a evacuação —, a tensão com a perda dos pertences e a logística de retorno é evidente. Ainda assim, Magali mantém a calma e elogia a atuação das equipes de emergência da COP 30.

"Claro que estou preocupada, mas todos os meus colegas estão aqui me dizendo que tudo vai ficar bem. Nós confiamos nesses caras [da segurança], eles parecem saber o que estão fazendo", finalizou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!