CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Presidente da COP 30 diz que incêndio apertou prazo para as negociações

'Sem a menor dúvida, ficou mais apertado o tempo que teremos', disse o embaixador André Corrêa do Lago

O Liberal
fonte

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que o incêndio causado na Blue Zone do evento global, em Belém, afeta as negociações, já que foi necessário suspender os trabalhos na tarde desta quinta-feira (20), em razão do ocorrido.

Ele disse que "ficou mais apertado o tempo que teremos. A negociação está muito difícil, tem muitas coisas pendentes, mas acredito que vamos conseguir amanhã em um esforço dos delegados estrangeiros que querem trabalhar por um bom resultado", em entrevista à CNN.

O  incêndio ocorreu na Blue Zone, provocando a necessidade de evacuação da área, que só voltou a ser liberada às 20h40 desta quinta-feira.

Sobre a transição energética, ele afirmou que, apesar da complexidade do tema, o essencial é buscar caminhos que respeitem a circunstância de cada país. "Esse é um tema importante a absolutamente central na COP, mas é um tema que divide muitos países", explicou. 

"Têm muitos produtores, muitos consumidores e muitos preocupados com o custo dessa transição. [...] Isso é um tema que vai se tornar cada vez mais forte e temos que encontrar esses caminhos, respeitando a circunstância de cada país. Mas acho que foi lançada uma discussão que terá um impacto muito grande", explicou.

Corrêa exaltou, ainda, a presença do setor privado na conferência e disse que o encontro mostrou muitas alternativas para a questão dos comestíveis fósseis.

Investigação

Como informou a CNN, a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar o incêndio. Uma vistoria inicial pelos peritos da PF já foi feita e nesta sexta-feira deve ser feita perícia completa.

Também serão ouvidas testemunhas, como integrantes do pavilhão que pegou fogo e dos pavilhões laterais.

Uma das principais linhas de investigação com a qual se trabalha é a de que um forno micro-ondas não compatível com a rede elétrica do local gerou um curto-circuito que levou ao incêndio.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!