Governo confirma Curupira como mascote oficial da COP 30, em Belém

Figura do folclore brasileiro será símbolo do evento global sobre mudanças climáticas que será realizado na capital paraense

Hannah Franco
fonte

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) anunciou nesta terça-feira (1º) que o Curupira, figura lendária do folclore brasileiro, será o mascote oficial da conferência climática, marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. O personagem, conhecido por seus cabelos flamejantes e pés virados para trás, foi escolhido por simbolizar a proteção das florestas, tema central da conferência.

Em nota oficial, os organizadores afirmaram que o Curupira "reflete o compromisso da presidência brasileira em solidificar ações de redução das emissões dos gases que provocam o aquecimento da Terra".

VEJA MAIS

image Tem Curupira em Belém? Veja onde encontrar o mascote da COP 30
O Bosque Rodrigues Alves conserva até hoje estruturas originais do século XIX como a estátua aos legendários guardiões da floresta Mapinguari e Curupira

image Conheça a lenda do Curupira, o protetor das florestas e mascote da COP 30
Ao longo dos anos, a figura do Curupira evoluiu, mas sua essência como protetor da floresta se manteve

Em carta enviada à comunidade internacional, o presidente da COP 30, o embaixador André Corrêa do Lago, reforçou que a floresta amazônica estará no centro dos debates. "Quando nos reunirmos na Amazônia brasileira em novembro, devemos ouvir atentamente a ciência mais avançada e reavaliar o papel extraordinário já desempenhado pelas florestas e pelas pessoas que as preservam e delas dependem", escreveu. "As florestas podem nos fazer ganhar tempo na ação climática durante uma janela de oportunidade que se está fechando rapidamente."

"Se revertermos o desmatamento e recuperarmos o que foi perdido, poderemos ativar remoções maciças de gases de efeito estufa da atmosfera e, ao mesmo tempo, trazer ecossistemas de volta à vida", continuou o embaixador.

Corrêa do Lago também destacou a importância dos saberes dos povos originários. "A cultura brasileira herdou dos povos indígenas nativos do Brasil o conceito de 'mutirão' ('Motirõ', em tupi-guarani), que se refere a uma comunidade que se reúne para trabalhar em uma tarefa compartilhada. Ao compartilhar essa sabedoria ancestral, a presidência da COP30 convida a comunidade internacional a se juntar ao Brasil em um mutirão global contra a mudança do clima", finalizou.

A escolha do Curupira como mascote da COP 30 já era especulada desde o fim do ano passado. Em janeiro deste ano, no entanto, o governo federal informou que a decisão ainda não havia sido oficializada.

Na época, uma fonte ligada ao governo federal explicou à Redação Integrada de O Liberal que a definição caberia à Presidência da República. A mesma fonte adiantou que a identidade visual da conferência incluiria elementos da fauna e da flora brasileira — entre eles, a imagem do Curupira, como símbolo de proteção ambiental e conexão com a cultura nacional.

Sobre o Curupira

O Curupira é uma das figuras mais conhecidas do folclore nacional e atua como um guardião das florestas, protegendo as matas de caçadores e madeireiros. Segundo a lenda, seus pés ao contrário confundem invasores, fazendo-os se perderem na mata.

O nome vem do tupi-guarani: “curumim” (menino) e “pira” (corpo). A escolha do personagem visa promover o evento internacionalmente e criar materiais de divulgação e ações educativas, principalmente voltadas ao público jovem e às comunidades locais.

A primeira menção ao Curupira na história brasileira data de 1560, em uma carta escrita pelo padre José de Anchieta, no litoral de São Vicente (SP). O jesuíta, que buscava adaptar o catolicismo às culturas indígenas, relatou que os nativos temiam a criatura e realizavam oferendas para evitar ataques do protetor da floresta. A lenda se mantém viva especialmente na região Norte do Brasil.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!