Durante incêndio na COP 30, participante relata estouros na instalação elétrica: 'Foi muito rápido'
O filmmaker Ezequiel Lima, de Curitiba, que atuava na estande da Hands, descreveu que as chamas se espalharam rapidamente e os estouros na instalação elétrica poucos segundos após o início do fogo
O incêndio que atingiu um dos pavilhões dos países na Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, na tarde desta quinta-feira (20), provocou momentos de correria e desespero entre visitantes e equipes que trabalhavam no local. O filmmaker Ezequiel Lima, de Curitiba, que atuava no estande da Hands, descreveu que as chamas se espalharam rapidamente e os estouros na instalação elétrica poucos segundos após o início do fogo.
“Do nada, começou a galera a gritar, a correr. Aí a gente ficou sabendo: fogo, fogo, fogo. E estava bem perto da nossa estande”, contou. Segundo ele, a fiação no chão começou a estourar repetidas vezes enquanto pessoas tentavam se afastar do local. “Eu ouvi toda a instalação elétrica do chão dando estouros”, relatou.
VEJA MAIS
Ezequiel afirmou que tentou ajudar quem estava nas proximidades, especialmente pessoas com mais dificuldade de locomoção. “A gente tentou ajudar de uma certa forma a galera ali, as pessoas mais humildes, mais fracas. Conseguimos conter”, disse.
Ele estima que três a quatro estandes foram atingidos pelo fogo. “Foi coisa muito rápida, não teve quanto tempo, por causa do tecido. Esse tecido é muito fácil de pegar fogo”, relatou. Apesar do susto, o filmmaker acredita que ninguém ficou ferido. “Graças a Deus, provavelmente ninguém se machucou, todo mundo saiu a tempo”, disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA