CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Érika Hilton, Sâmia Bomfim e Ivan Valente participam de evento pela justiça climática na UFPA

O Encontro Internacional de Parlamentares e da Sociedade Civil pela Justiça Climática será realizado no Auditório Benedito Nunes

Fabyo Cruz
fonte

Parlamentares de diferentes países e esferas do Legislativo brasileiro — incluindo Érika Hilton, Sâmia Bomfim, Célia Xakriabá, Ivan Valente e Airton Faleiro — participam, nesta sexta-feira (14/11), do Encontro Internacional de Parlamentares e da Sociedade Civil pela Justiça Climática, realizado no Auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O evento reúne representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças políticas de vários continentes, consolidando Belém como ponto estratégico da articulação global em defesa da justiça climática.

A iniciativa é organizada pelo gabinete da deputada estadual Lívia Duarte, pela rede Parliamentarians for a Fossil-Free Future — que reúne mais de 800 parlamentares pelo mundo — e pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O encontro também conta com apoio da Rede Aponte, Clima de Política, Instituto Futuro e Climate Finance Center for the Global South (CFC GS), instituições que atuam no fortalecimento de políticas climáticas, participação social e financiamento climático para o Sul Global.

“O nosso objetivo é construir pontes entre o Legislativo e a sociedade civil para articular ações conjuntas que fortaleçam a justiça climática. Queremos debater os caminhos para uma transição energética justa e soberana, que ponha a vida acima do lucro e garanta o protagonismo dos povos e de seus territórios na formulação de políticas públicas e marcos legais para o enfrentamento da crise climática”, explica Lívia Duarte. 

A programação tem início às 8h30, com uma mesa de abertura que reúne autoridades brasileiras e internacionais, entre elas o reitor da UFPA, Gilmar Pereira; o presidente da Alepa, deputado Chicão; a ativista filipina Lidy Nacpil; a senadora canadense Rosa Galvez; e João do Clima, jovem ativista de 16 anos da ilha de Outeiro. O espaço marca o início de um dia dedicado à construção de diálogos entre parlamentares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Um dos principais objetivos do encontro é promover trocas sobre a urgência de uma transição energética justa, soberana e popular. As mesas temáticas discutem estratégias para fortalecer a ação coletiva pela justiça climática, com participação de lideranças como Auricélia Arapiuns (Cita), Cleidiane Vieira (MAB), Jota (Coordenação Quilombola), Paula Moreira (VCA), além de pesquisadores e representantes de organizações internacionais. Os debates abordam soberania energética, defesa dos territórios, combate às desigualdades e proteção da Amazônia.

Ao longo da manhã, parlamentares do Brasil, Tanzânia, Filipinas, Canadá, Estados Unidos, Áustria e outros países apresentam perspectivas sobre legislações nacionais e compromissos internacionais relacionados ao enfrentamento da crise climática. Estão previstas intervenções de cerca de 30 parlamentares, representando 96 municípios brasileiros e uma ampla rede global de movimentos e coletivos dedicados à agenda climática.

A programação se encerra ao meio-dia, com considerações finais de representantes sindicais e congressistas estrangeiros, como Ivan Gonzalez, da Confederação Sindical das Américas, e Krisel Lagman, da Câmara dos Representantes das Filipinas, além da deputada Lívia Duarte. O encontro reforça a necessidade de integrar sociedade civil e Legislativo na formulação de políticas públicas que assegurem a proteção de povos e territórios e fortaleçam a atuação conjunta diante dos desafios climáticos que atingem especialmente a Amazônia.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!