COP 30: Green Zone volta ao funcionamento normal nessa sexta-feira (21)
O acesso ao público é retomado após o episódio que marcou a tarde da última quinta-feira (20), quando o espaço foi evacuado após um incêndio registrado na Blue Zone
A Green Zone, área aberta ao público geral na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), voltou ao funcionamento normal nessa sexta-feira (21), oficialmente previsto como o último dia do evento internacional. O acesso ao público é retomado após o episódio que marcou a tarde da última quinta-feira (20), quando o espaço foi evacuado após um incêndio registrado na Blue Zone. Agora, as atividades seguem normalmente.
Com a retomada das programações, os visitantes, já em clima de despedida da COP, aproveitaram a manhã de sexta para conferir os stands do local. Como é o caso de Fátima Chagas, de 49 anos, pedagoga e avó da pequena Eduarda Chagas, 11. "A experiência aqui está sendo muito boa", disse Fátima. E também Eduarda não escondia o entusiasmo: "Foi minha experiência experiência no espaço da COP, pude conhecer outras culturas", relatou.
Já expositora Fabia Trindade contou que o movimento está forte ao longo do dia, apesar do susto de ontem, e avaliou que a experiência no local está sendo excelente. A artesão comentou ainda a experiência de participar do evento e a definiu como animadora. "Os dias anteriores foram intensos. Ontem também foi intenso, mas depois ficou mais tranquilo devido a um incidente. Hoje, o movimento está começando a ficar intenso agora. O pessoal está comprando presentes para ir embora, e eu estou muito grata por ter participado", destacou.
Distribuição de brindes
E ainda, no encerramento da Green Zone, visitantes aproveitam a distribuição de brindes, incluindo a disputada ecobag da COP 30. A fila para retirar o item se formou próxima à saída do espaço, no sentido da avenida Senador Lemos, e atraiu quem quer garantir uma lembrança do evento.
Fechamento temporário
Ainda na quinta, o fechamento temporário causou um intenso fluxo de saída, com visitantes buscando informações sobre a reabertura do local. No início da manhã, o local registrou filas devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.
A Green Zone, que é o principal espaço público da conferência, oferece uma programação diversificada, com debates, apresentações artísticas, hubs temáticos e experiências imersivas sobre bioeconomia, inovação, Amazônia e justiça climática.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA