CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Riqueza amazônica é foco permanente de discussão global

A região está na pauta internacional há décadas e esforço global é por conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo

O Liberal

A Amazônia é uma região celebrada pelas riquezas naturais, seja pela superfície do solo, com a maior biodiversidade do planeta, grandes áreas abertas que podem ser aproveitadas para a produção de grãos, como pelo subsolo, com grandes jazidas de minério. As discussões sobre os potenciais da região são feitas no Brasil e no mundo. O bioma amazônico possui área de quase sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos nos territórios de nove países da América do Sul: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. A maior parte, cerca de 60%, está em território brasileiro. 

A Amazônia Legal brasileira cobre 59% do território nacional, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão: são 5 milhões de quilômetros quadrados, que em 2020 já abrigavam 28,1 milhões de habitantes - 13% de toda a população nacional, apesar da baixa densidade demográfica, de 5,6 habitantes por quilômetro quadrado.

VEJA MAIS

Conexão sustentável com a natureza é meta para que a Amazônia siga de pé

Amazônia é patrimônio da humanidade e merece ser desenvolvida

Reportagem
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!