Com trajeto invertido, primeiro Arrastão do Pavulagem reúne milhares de brincantes; assista

O cortejo saiu por volta das 10h da Praça da República e chegou por volta de meio-dia na Praça dos Estivadores

João Thiago Dias

A expectativa pelo novo percurso marcou o primeiro cortejo junino de 2019 do Arraial do Pavulagem, na manhã deste domingo (16), em Belém. Após 32 anos de história, o trajeto do arrastão foi invertido com concentração às 8h, em frente ao Theatro da Paz, na Praça da República, onde era sempre realizado o encerramento. Às 10h, o Batalhão da Estrela seguiu o Boi Pavulagem pela avenida Presidente Vargas, reunindo milhares de participantes. 

A chegada ocorreu por volta de meio-dia, na Praça dos Estivadores, no Boulevard Castilho França, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, antigo ponto de partida. Foi montado um palco para as apresentações da banda Arraial do Pavulagem, que chamou a multidão para dançar ao som dos ritmos regionais da Amazônia. A programação seguiu até por volta das 14h com o Boi Pavulagem, comidas típicas, artesanatos e muita música. 

 

Este ano, o Arraial do Pavulagem é realizado com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, com patrocínio da Equatorial Celpa, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura.

"Com o novo trajeto e a expansão do espaço da Praça, agregamos novas possibilidades criativas, abrindo mais uma opção de fomento, circulação e disseminação de conteúdos culturais para a cidade. É o Instituto Arraial do Pavulagem promovendo na rua a cultura aberta, livre e visível ao alcance de todos", explicou Walter Figueiredo, da organização do Arraial do Pavulagem.

Brincantes

O funcionário público João Freire, de 56 anos, colocou a fantasia de Chapolin para mais um domingo de pedalada com os amigos do Pedal Azulino e Bicolor, mas não resistiu ao clima do cortejo.

"Participo há sete anos do cortejo. Nosso grupo saiu para pedalar, mas uma parte se separou e veio para a praça. Pela devoção dos brincantes, acredito que a inversão do percurso não prejudica. A Praça dos Estivadores é até mais ampla", avaliou. 

Já a família Coelho, que levou ate o cachorro Salsicha para a programação, ficou em dúvida se a mudança valeu a pena.

"Não sei se ficou melhor, vamos ver ainda com o fim da festa. A Praça da República tinha mais opções de lazer. Mas trouxe esposa, filhos e até o Salsicha para passar o domingo no cortejo", disse Marcos Coelho. 

Próximos cortejos

Ainda serão realizados mais quatro cortejos nesta quadra junina: dias 23 e 30 de junho e dia 7 de julho, sempre com concentração às 8h, em frente ao Theatro da Paz. 

Nas sextas e sábados que antecedem os dias de arrastão, o local recebe também uma programação realizada pela Prefeitura de Belém.

CORTEJOS JUNINOS DE 2019 DO ARRAIAL DO PAVULAGEM - 8h

16/06 - Primeiro Arrastão do Pavulagem
23/06 - Segundo Arrastão do Pavulagem
30/06 - Terceiro Arrastão do Pavulagem
07/07 - Quarto Arrastão do Pavulagem

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!