CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TANTO MAR: REGISTROS E IMPRESSÕES DE PORTUGAL

Por Anna Carla Ribeiro

Quinzenalmente, a jornalista paraense Anna Carla Ribeiro, que está residindo em Lisboa, irá apresentar locais, pessoas e tradições bem marcantes de Portugal, que tem íntima relação com o Brasil e os paraenses. O conteúdo também está disponível em Oliberal.com.| anna.ascom@gmail.com

Desbravando mares pela linha de Cascais

No verão, o que não faltam são opções de praias situadas a cerca de meia hora de Lisboa

Anna Carla Ribeiro
fonte

Não é só o paraense que sofre com o calor de julho. Em Lisboa, capital de Portugal, as temperaturas neste mês já chegaram a quase 40 graus, algo que faz com que boa parte da população só pense em fazer uma programação nos dias de folga: ir à praia para aliviar o calor. Próximo de Lisboa, o que não faltam são opções. Algumas bem fáceis de ir e voltar, como as praias da linha de comboio (trem) de Cascais. Em cerca de meia hora, é possível sair do centro de Lisboa, apreciar o mar, pegar um solzinho, ver um belo pôr-do-sol (que só ocorre por voltas das 21h no verão) e, para os corajosos, tomar um banho. Calma, as águas das praias da linha de Cascais não são sujas, mas são bem frias. Não é qualquer um que consegue enfrentá-las.  

É possível pegar o comboio para ir às praias da linha de Cascais em diversos pontos do centro de Lisboa, como o Cais do Sodré. O bilhete custa pouco mais de 2 euros e a média de espera entre um comboio e outro é de cerca de 15 minutos, ou seja, nada muito caro ou complicado. O comboio possui diversas paragens para lugares com praia. Basta sentar próximo da janela, curtir a vista (que não é nada mal) e escolher onde é que vai descer.  

Cascais

A maior e mais popular praia da linha de Cascais é Carcavelos. Para chegar lá, basta descer na paragem com o mesmo nome e fazer uma caminhada de cerca de poucos minutos até a praia. Ela é famosa por ser uma das maiores praias da linha, além de possuir areia fina, boas instalações de bares e restaurantes ao redor e ser boa para o surf. Porém, justamente por isso, é a praia que mais lota aos finais de semana e feriados nos dias de calor. Para quem quer conhecê-la sem grandes multidões, o ideal é ir nos dias de semana ou fora dos horários de pico (ir à praia logo nas primeiras horas da manhã, por exemplo). 

Praia do Tamariz

A Praia do Tamariz também é uma das praias mais procuradas e animadas da região e para chegar nela basta descer do comboio na estação do Estoril e fazer uma curta caminhada até a praia. É frequentada tanto por locais e lisboetas como por turistas, que pegam sol, praticam esportes, mergulham nas águas calmas (e geladas) ou relaxam nos bares que ficam abertos até depois que a noite cai. A sua localização é privilegiada - fica bem próxima do Cassino de Estoril e da praia é possível ver o seu famoso “castelo” branco (que na verdade é o Forte da Cruz). Construído no século XVII e remodelado em finais do século XIX, o Forte da Cruz pertenceu à família real de Mônaco. 

No fim de estação, chega-se em Cascais, uma importante vila portuguesa da sub-região da Área Metropolitana de Lisboa. É lá que se encontra a Praia da Conceição. O areal não é grande, mas ainda assim é capaz de abrigar bastante gente. O legal de visitar essa praia – a mais central de Cascais – é poder usufruir da vila antes ou depois do pôr-do-sol. Além dos inúmeros pontos turísticos, Cascais, por si só, já é uma graça: a charmosa vila é repleta de palacetes e lindas vistas para o mar, além de possuir uma grande quantidade de restaurantes e bares conhecidos pela boa comida. 

Um desses locais chama-se Casa da Guia. É um complexo de bares, lojas e restaurantes situado na antiga Quinta dos Condes de Alcáçovas e que preserva ainda o seu emblemático Palacete do século XIX, totalmente recuperado pelo arquiteto Cláudio Wanderley em 1999. Mas já que o assunto é praia, vamos ao que interessa: a Casa da Guia oferece cerca de dois hectares à beira-mar, para desfrutar de vistas de tirar o fôlego. É um local imperdível e frequentado inclusive por figuras famosas no Brasil, como o surfista e ex-big brother Pedro Scooby, morador de Cascais, que é visto vez ou outra por lá. 

A linha de Cascais ainda esconde diversos outros lugares de praia. O ideal para quem quer desbravar todos os mares é ir parando de estação em estação e ir vendo, aos poucos, o Rio Tejo se transformar em Oceano Atlântico. Apesar das peculiaridades, todas elas têm algo em comum: o mar cristalino, de um tom azulado típico das praias portuguesas. É de um azul tão belo que a vontade que dá é de ficar boiando na água, mas, como já foi dito, só os corajosos e os que sentem pouco frio conseguem essa façanha. Porém, já que quem tá na praia é pra se molhar, não custa nada tentar. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tanto Mar: Registros e impressões de Portugal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!