Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

O que é preciso para ser um empreendedor?

“O papel do empreendedor se torna cada vez mais central e o seu protagonismo dita como será o futuro de todos nós” — Prof. José Dornelas

Ricardo Tomaz

Antes de iniciar a discussão precisamos esclarecer o conceito que a maioria das pessoas, que se julgam inovadoras no mercado de trabalho, sabem o significado real - “o que é ser um empreendedor?”. Vários estudiosos definem o Empreendedorismo como a capacidade de desenvolver ideias e coordenar novos negócios ou atitudes de mudanças em empresas que envolvam inovação e riscos calculados. Seu agente desenvolvedor, O Empreendedor, é alguém que saiu da área das ideias e tornou-se um realizador que inova através da congruência entre criatividade e a comunicação. 

O Empreendedorismo está presente em cada indivíduo, em comportamentos, atitudes, expressões e pensamentos que o impulsionam a desenvolver a criatividade. Empreender em uma época de mudanças e transformações na economia e política não é uma tarefa fácil, pois o país está direcionado a perda de modelos antigos e a necessidade de novos hábitos. Buscar novos horizontes e criar valores significativos para sociedade é uma responsabilidade e revela muitas competências a serem trabalhadas e adquiridas.

As características de um empreendedor engajado às suas ideias são:

• Desenvolver uma comunicação interpessoal assertiva
• Ter visão
• Saber tomar decisões
• Fazer a diferença
• Explorar todas as oportunidades
• Determinação e dinamismo
• Dedicação
• Ter paixão pelo que faz
• Ter independência
• Ser líder de si e de grupos
• Networking
• Planejar e Organizar
• Assumir riscos calculados
• Adquirir conhecimento
• Criar valores para a sociedade

Estas são as principais características para um empreendedor segundo o professor José Dornelas, grande estudioso, docente e um dos maiores especialistas em empreendedorismo e plano de negócios, grande personalidade deste segmento no Brasil e que deixa teorias relevantes, além de ter vários livros publicados. Vale destacar a primeira competência, a comunicação assertiva, pois o empreendedor de sucesso é um grande comunicador que usa de diversas ferramentas, como: a persuasão, a linguagem não-verbal, a escuta ativa e claro o feedback assertivo, para o alcance de suas metas e objetivos.

Além das características que constroem esta imagem empreendedora no indivíduo dentro deste mercado competitivo podemos citar também as habilidades que geram competências indispensáveis, são elas: saber escrever, ouvir e falar, captar informações relevantes, o conhecimento técnico na área e trabalho em equipe. Quando se trata de “escrever, ouvir e falar” estes aspectos estão diretamente relacionados à competência básica e tão importante para o empreendedor, a comunicação, esta deve ser desenvolvida e direcionada de forma eficaz com o objetivo de adquirir resultados relevantes para suas ideias, produtos ou serviços.

Empreender é o desejo daquele que quer ver seus sonhos realizados. Ser empreendedor é buscar o que há de melhor nas suas habilidades, nas vivências e no seu próprio conhecimento, pois agrega valores como mudanças no ambiente em que vivemos. Empresas de pequeno porte surgem neste contexto proveniente de empreendedores visionários e comprometidos com a mudança de valores na sociedade, no que diz respeito a novos rumos de mercado.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS