Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

Curiosidades sobre a felicidade

Ricardo Tomaz

“O maior estado emocional positivo é a Felicidade, porém cada um de nós a sente de um jeito diferente e especial”

Muito comum encontrar conceitos empíricos sobre a felicidade, afinal é algo para sentir e não para entender. Errado! Por que não podemos entender melhor este fenômeno tão desejado? É tão bom quando podemos dizer o quanto somos felizes, ou vivermos um momento feliz, ou até mesmo que fomos felizes e queremos muito viver tal estado.
No entanto, existem correntes de estudo sobre a felicidade, a Psicologia Positiva é uma delas, assim como inteligência emocional, gestão do humor, inteligência positiva, bem como técnicas e práticas que são muito conhecidas, a terapia do riso, a palhaçaria, o yoga do riso, etc.

Vamos ao conceito de felicidade segundo o precursor da psicologia positiva, Martin Seligman, neste âmbito a felicidade recebe o nome de Bem-Estar Subjetivo e é um estado de plenitude definido sem a presença de depressão, mas com a presença de emoções positivas. Todavia, não é necessário estar sorrindo o tempo todo e nem gargalhando de tudo para viver a felicidade, o riso cura, porém estamos falando de um estado prolongado em que o riso também pode fazer parte.

Outra curiosidade que a psicologia positiva traz para elucidar o assunto são as categorias de felicidade: a Hedônica e a Eudaimônica. A felicidade hedônica são os momentos de experiências de prazer e alegria, enquanto a felicidade eudaimônica é mais duradoura e regida por experiências com significado e propósito.

Algumas curiosidades, baseadas em pesquisas, ativam gatilhos mentais que podem contribuir para uma felicidade plena e autêntica:

• A felicidade é contagiosa;
• A liberdade traz mais felicidade do que dinheiro;
• O convívio com animais de estimação;
• A espiritualidade traz significado a este estado positivo;
• A sabedoria e o tempo mudam sua visão sobre felicidade;
• Empatia.

Todos são dignos da felicidade, todas as possibilidades estão em nós. Depois de tantos momentos reflexivos entre perdas, recomeços e aprendizado nos trazem força para construir um novo mundo, cheio de momentos com harmonia, bem-estar, amor, empatia e felicidade.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ