CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Tenho feito um apelo para o fim da greve', diz Camilo Santana, ministro da Educação

Ministro da Educação disse que a negociação do governo com a categoria está avançando

Repórter 70

Federais
MEC se compromete a revogar portaria que eleva carga horária mínima dos docentes se professores encerrarem greve.

Greve geral
Sem acordo com o governo federal, servidores do Ibama e ICMBio vão parar as atividades em 16 estados, incluindo o Pará, a partir do dia 24.

 

image Camilo Santana, ministro da educação (J. Bosco)

 

"Tenho feito um apelo para o fim da greve.”

Camilo Santana, ministro da Educação, disse que a negociação do governo com a categoria está avançando.

CHOCOLATE

FESTIVAL

Começa neste domingo, 16, em Altamira, o maior festival de chocolate da América Latina. São esperados mais de 129 mil visitantes ao longo de quatro dias de evento. Na abertura, o prefeito do município, Claudomiro Gomes, recebe dos produtores de cacau da região o título de “embaixador do cacau e do chocolate”. Gomes foi idealizador da “rota do cacau”, que leva turistas para conhecer o fruto produzido na região da Transamazônica. Hoje o Pará é o maior produtor cacaueiro do Brasil.

MULHERES

VISITA

O Conselho da Mulher Empresária (CME) de Belém realizou, no último 13 de junho, visita empresarial às obras do Parque da Cidade e Porto Futuro II, realizadas pelo governo do Estado em parceria com a Vale em preparação para a COP 30. O Parque da Cidade é um dos empreendimentos planejados para a conferência e deve ser um marco de sustentabilidade e lazer na região, enquanto o Porto Futuro II incluirá áreas voltadas para cultura, lazer e bioeconomia.

LIDERANÇAS

Dentro dos preparativos para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém, o ElaLidera promove a liderança feminina e práticas ESG. Desenvolvido pelo Knowledge Initiative, o programa oferece certificações e capacitações que vão dos fundamentos de carreira à liderança internacional. Um dos coordenadores do projeto, o diretor de Soluções Alexandre Vieira, estará em Belém na segunda-feira, 17, para se reunir com lideranças do Estado que atuam nos preparativos para a Conferência. Alinhado aos objetivos da COP 30, o programa destaca a inclusão e a diversidade na sustentabilidade.

RUAS

SANTOS

Santo Antônio e São José lideram a lista dos nomes de santos mais usados para denominar ruas no Pará.

CURIOSIDADE

O dado curioso ainda é parte do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos do Censo 2022, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ao todo, o Pará tem 15.474 logradouros com o nome do santo casamenteiro e 13.282 com batizados como São José.

PREFERIDOS

Aliás, entre os paraenses há uma predileção especial por batizar ruas com nomes de santos e santas. Também ganham destaque ruas cujos nomes começam com “Doutor”, “Padre”, “Professor”, “Coronel” e “Presidente”. Entre as datas, a campeã é o “Sete de Setembro”, dia da Independência do Brasil.

CASTANHAL

COMPLEXO

A Prefeitura de Castanhal sancionou lei municipal que concede a isenção do pagamento dos alvarás de incorporação referentes ao Condomínio Industrial de Castanhal. O Distrito Industrial de Castanhal, que está sendo implantado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), está na fase de licenciamento ambiental e, na sequência, passará pelo processo licitatório para contratação das obras e serviços.

ÁREA

O empreendimento será erguido em uma área de 143,04 hectares, previamente destinada ao setor industrial pelo Plano Diretor Urbano do município para a implantação de empresas do segmento. Com a oferta de vantagens para a implantação, como a comercialização de lotes a preços subsidiados, o objetivo é intensificar a movimentação econômica em toda a região.

ENREDO

PARÁ

A Escolas de Samba Associadas (ESA) de Belém recebe hoje, na capital paraense, o presidente da escola carioca Grande Rio, Milton Perácio, e o carnavalesco Gabriel Haddad, que fará a apresentação da sinopse do enredo da escola em homenagem ao Pará no carnaval do Rio de Janeiro em 2025. O governador do Estado, Helder Barbalho, e o presidente da ESA, Fernando Guga, serão os anfitriões do evento de apresentação do enredo “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, que ocorrerá em Icoaraci.

LETRA E MÚSICA

A apresentação vai nortear os compositores que vão participar do festival de samba-enredo para a escolha da letra e da música do samba com o qual a escola de Caxias vai cantar a cultura do Pará na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Em Poucas Linhas

> Neste final de semana a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará nos bairros do Bengui, Catalina, Mangueirão, Sideral, Tenoné, Una Cabanagem, Satélite e parte do Coqueiro. Hoje, a visita começa na paróquia Coração Eucarístico de Jesus, na avenida Independência, a partir das 7h, seguindo para a paróquia São Clemente, no Bengui, às 9h. Amanhã a programação inicia às 7h na paróquia Arcanjo São Miguel, no Una, retornando para a Basílica Santuário às 19h30.

> Para alegria geral, o açaí nosso de todo dia segue registrando queda de preços, segundo estudo divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A queda média no preço em maio, em relação a abril, ficou em torno de 20%. Mesmo assim, na comparação com o mesmo período do ano passado, o número ainda assusta. A alta em relação a maio de 2023 chega a 40%.

> Estão abertas as inscrições para XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, que será realizado no Hangar, em Belém, nos dias 20 e 21. A conferência de abertura terá como tema “Princípios das atividades jurisdicionais dos Tribunais de Contas” e será conduzida pelo Juiz-Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também é um dos palestrantes do evento com o tema “Os Tribunais de Contas na Implantação da Agenda 2030”. As inscrições devem ser feitas no Portal do TCE-PA.

> Foi celebrado ontem o Dia Mundial da Doação de Sangue, mas há pouco a comemorar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 2% da população mundial doa sangue regularmente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!