Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Queremos transparência. Nós queremos democracia de verdade', afirma Jair Bolsonaro

O presidente fez a declaração durante evento com chefes de missões diplomáticas no Brasil sobre o processo eleitoral

Repórter 70

Após reavaliação
O Inep divulgou, ontem, o resultado da reanálise dos diplomas em Medicina reprovados no exame do Revalida.

Carestia à mesa
A carne de porco tem sido uma alternativa para pessoas de baixa renda, porque é mais barata do que a bovina.
 

Jair Bolsonaro (J.Bosco)

 

"Queremos transparência. Nós queremos democracia de verdade.”

Foi o que disse, ontem à noite, o presidente Jair Bolsonaro durante evento com chefes de missões diplomáticas no Brasil sobre o processo eleitoral. Segundo o presidente, o governo trabalha para “corrigir falhas” no pleito deste ano.

FÓRUM

SOCIAL

Belém vai receber a décima edição do Fórum Social Pan-Amazônico, nos próximos dias 28, 29, 30 e 31, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, em Belém. Cerca de quatro mil pessoas são esperadas, incluindo representantes dos nove países pan-amazônicos. O Centro de Eventos “Benedito Nunes” vai abrigar os principais eventos, mas também haverá debates em outros dez auditórios do campus universitário, além de 290 atividades autogestionadas (organizadas pelas entidades e movimentos sociais), no prédio do “Mirante”.

ABERTURA

A cerimônia de abertura será às 15h, no auditório “Benedito Nunes”, no campus da UFPA. Ainda na quinta-feira, 28, no centro histórico de Belém, haverá um cortejo cultural que sairá da “Escadinha” do cais do porto, a partir das 16h. Em seguida, será realizado um ato público político-cultural na Praça Waldemar Henrique, a partir das 18h.

MARISTA

DEDICAÇÃO

Várias gerações de alunos maristas de Belém lamentaram, ontem, a morte do irmão marista Afonso Haus, que, por 85 anos, se dedicou à vida religiosa na Congregação dos Irmãos Maristas e à educação no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, onde atuou por 27 anos como professor de Arte e Literatura.

MEIO AMBIENTE

Em sua vivência na capital paraense, uma das causas que o tornou conhecido foi a da sustentabilidade da Amazônia. Desde os anos 1960 até a década de 1980, Haus mobilizava os alunos do Colégio Nazaré a cultivar mudas de mangueiras. O religioso também é lembrado pela montagem dos presépios feitos de cascas e folhas de árvores. Nascido na Alemanha, ele morreu, ontem, em Recife (PE), de causas naturais, aos 101 anos de idade.

ELEIÇÕES 2022

CONVENÇÕES

O MDB, partido do governador Helder Barbalho, marcou para o próximo dia 26 a convenção partidária no Pará. O encontro será híbrido, com participação presencial e on-line, e servirá para sacramentar os nomes dos candidatos da legenda às eleições de outubro, entre eles o do próprio Helder, que disputará a reeleição. Ontem, parte de lideranças nacionais do MDB oficializou o apoio, desde o primeiro turno, ao candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Já o PSB, que também apoiará Lula, marcou a convenção do diretório paraense para amanhã, às 18h, na Câmara Municipal de Belém.

PROS

Após intensas discussões internas onde, nos bastidores, já era dada como certa a desistência do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em lançar candidato próprio ao Governo do Pará, a professora Shirley Alves, presidente estadual da sigla, fez uma viagem a Brasília e voltou novamente a se apresentar como pré-candidata da legenda ao governo do Estado. Agora, é esperar pela convenção do partido, marcada para o próximo dia 30.

HIDRELÉTRICA

PESCA

O Ministério Público Federal (MPF) marcou para os dias 16 e 17 de agosto as audiências públicas para discutir os impactos da usina hidrelétrica de Belo Monte em relação à pesca no rio Xingu. O MPF informou que a intenção é ouvir pescadores e instituições sobre as mudanças causadas pela hidrelétrica na atividade pesqueira e também no modo de vida dos pescadores artesanais. O primeiro encontro, no dia 16, será no Centro de Convenções de Altamira. Já o segundo, no dia seguinte, será em Belo Monte.

CALOTE

MÉDICOS

Os médicos que atuam no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, denunciam que até hoje não receberam os salários referentes a maio deste ano, que são devidos pela Pró-Saúde, que deixou a administração do estabelecimento de saúde. Até o momento somente os pediatras receberam os vencimentos do mês de maio.

TEMOR

Os demais, incluindo as especialidades oncológicas, temem levar o calote de maio e também de junho, uma vez que a empresa tem que pagar os dois meses, conforme acordado com a categoria. O que mais tem preocupado os profissionais é a falta de diálogo e informação da Pró-Saúde, que não dá retorno aos pedidos de esclarecimentos e cobranças. Um grupo já se organiza para acionar a contratante através da Justiça.

Em Poucas Linhas

► A Beneficente Portuguesa inaugurou, ontem, as novas instalações da ala “Adriano  Guimarães”, no Hospital Dom Luiz I, em Belém. A ala foi fundada em 1985 e o nome é uma homenagem ao médico Adriano Guimarães, que atuou no hospital. O processo de restauração do hospital, iniciado há três anos, inclui Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nova maternidade e alas de internação.

► A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e Rede Eclesial Pan-Amazônica, em parceria com a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, fará o lançamento do “Documento de Santarém”, elaborado no 4º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, realizado no município do oeste paraense entre os dias 6 e 9 de junho deste ano. O documento traz resoluções pontuais que reafirmam o compromisso da Igreja em relação à defesa dos direitos humanos dos povos amazônidas e da conservação da natureza.

► O Movimento de Emaús começará, a partir de 1º de agosto, a pedir o apoio do empresariado para a cessão de caminhões que serão utilizados durante a “Grande Coleta” deste ano, marcada para o dia 25 de setembro. A meta é reunir cerca de mil voluntários, que vão percorrer os municípios que integram a Região Metropolitana de Belém. Idealizada pelo padre Bruno Sechi, a “Grande Coleta” completará 49 anos em 2022. Além da ação de solidariedade, o movimento aborda a questão ambiental, já que estimula a reutilização de objetos que, de outra forma, poderiam ir parar nos lixões.

► O Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverá, a partir do próximo dia 25, no município de Castanhal, uma programação de lazer voltada para o público na faixa etária de 12 a 17 anos. Mas para participar é preciso fazer inscrição prévia. O atendimento é feito na sala de recreação no subsolo do Sesc em Castanhal.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!