REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Parei esse ano (com a quimioterapia)': Oscar Schmidt desabafa sobre câncer

Repórter 70

Geração nerd 

As Usinas da Paz, projeto social do governo do Estado, abrem espaço para o universo da cultura geek.

Rótulos brasileiros 

O novo modelo de rotulagem de alimentos industrializados pode contribuir para redução de doenças cardiovasculares.

Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete (J.Bosco)

“Parei esse ano (com a quimioterapia). Antes, morria de medo de morrer. Graças ao tumor, perdi esse medo”.

Assim o ex-jogador de basquete OSCAR SCHMIDT anunciou, nesta sexta-feira (14), que interrompeu neste ano o tratamento contra um câncer no cérebro. O “Mão Santa” tem 64 anos e luta contra a doença desde 2011. 

CÍRIO 

ECOLÓGICO 

A Diretoria da Festa de Nazaré divulgou ontem balanço do material recolhido no projeto Ecocírio nos eventos do Círio deste ano. Apenas durante a Trasladação e a grande procissão de domingo foram coletadas em torno de 50 toneladas de recicláveis, aumento de 25% em relação a 2019, quando foram coletadas 40 toneladas. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Saneamento e segue neste sábado e domingo. Entre os materiais coletados estão garrafas pet, copos e latas de alumínio que foram repassados para seis cooperativas de catadores. 

CHEQUE

ARROCHO 

Muitas famílias brasileiras têm recorrido mais a modalidades de empréstimos, como o cheque especial. O recuo na renda real neste ano em relação a 2021 ficou em 2,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com isso, mais brasileiros estão entrando no cheque especial. De acordo com o Banco Central, em agosto foram concedidos R$ 38,5 bilhões de empréstimos nessa modalidade, o maior volume desde o início da série histórica em março de 2011. 

GRIPE 

TENDÊNCIA 

Belém está entre as dez capitais brasileiras com tendência de crescimento, no longo prazo (últimas seis semanas), de casos de Síndrome Aguda Respiratória Grave. Além da capital paraense, a lista divulgada na semana passada pela Fundação Oswaldo Cruz inclui Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Nas demais capitais, o sinal é de queda ou estabilidade no longo prazo, e de estabilidade nas semanas recentes (curto prazo). Segundo o boletim, na “maioria dessas capitais que apresentam algum sinal de consistência no crescimento, este se concentra, predominantemente, em crianças”, o que indica que é preciso atenção redobrada, especialmente com a vacinação dos menores de cinco anos.

REMÉDIO 

ESCASSEZ 

Tem ficado cada dia mais desesperadora a situação de pais e mães que buscam remédios como antigripais, antialérgicos e antibióticos nas farmácias de Belém. Muitos têm recorrido às redes sociais para pedir ajuda sobre onde encontrar os medicamentos. Há casos até mesmo de pedido para compra em outras cidades. Especialistas dizem que a crise é geral. A falta de insumos causada por problemas como a guerra entre Rússia e Ucrânia e o aumento da demanda estariam entre as causas. 

ABORTO 

AUTORIZAÇÃO 

A Justiça do Pará autorizou o aborto legal de uma mulher vítima de estupro em um município do nordeste do Estado. A decisão foi tomada em ação movida em favor da vítima pelo Ministério Público do Pará. A aprovação foi divulgada ontem. Procurado pela família da vítima, o promotor de Justiça do município, Acenildo Botelho Pontes, formalizou registro policial e encaminhou a mulher para exames médicos e acionou o Poder Judiciário para interrupção da gravidez. O pedido foi deferido e a ordem judicial foi concedida. 

SEMANA 

CONSENSO 

Começaram a ser selecionados no Pará processos que têm possibilidade de acordo e intimação das partes envolvidas para solução de conflito durante a XVII Semana Nacional da Conciliação, que será realizada em todas as comarcas do Pará no período de 7 e 11 de novembro. A Semana Estadual da Conciliação foi criada para estimular acordos em ações, tornando as soluções dos conflitos mais ágeis e reduzindo desgastes das partes e custos do processo judicial. 

PEDIDOS 

Os advogados também poderão indicar nos autos que desejam pedir inclusão dos seus processos na agenda da Semana que é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). 

MESÁRIOS 

TREINAMENTO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, on-line, conteúdo para os mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022, no próximo dia 30. O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nas eleições. A recomendação é para que mesmo quem já trabalhou nas eleições refaça o treinamento para agir com mais segurança no segundo turno.

Em Poucas Linhas

► Segue até este domingo a primeira edição do Magic Heroes, em Belém.

► O evento, realizado na sede da Fundação Tancredo Neves (Centur), reúne fãs de filmes, séries, games, cosplay, HQ e cultura pop em geral. 

► A Mega-Sena voltou a acumular. O sorteio que será realizado na noite deste sábado pagará R$ 23 milhões.

► Hoje é dia de homenagens aos professores. A data celebra o grupo de profissionais que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, fundamentais para o desenvolvimento do País. 

► O Conselho Universitário da UFPA (Consun) aprovou a criação do Instituto de Ciências Médicas (ICM), que reunirá a Faculdade de Medicina (Famed) e o Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes), anteriormente integrados ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS). 

► O desmembramento promete dar mais eficiência à gestão administrativa dos cursos da área médica, que representavam mais de 40% da comunidade do Instituto de Ciências da Saúde. 

► O prédio centenário localizado na avenida Generalíssimo Deodoro; a área da Faculdade de Medicina e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), ambos no campus Guamá, passam a fazer parte do ICM. 

► Também farão parte do Instituto áreas que estão no Hospital Universitário João de Barros Barreto: o Laboratório de Anatomia Patológica e Humana Dr. Ronaldo Araújo, o prédio do Serviço de Dermatologia e o Serviço de Cirurgia, este em fase final de construção. 

► A Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, divulgou nesta semana os indicadores de criminalidade em 83 municípios paraenses. 

► E o destaque ficou com o município de Marapanim, que está há 487 dias sem registrar crimes violentos letais e intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!