Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Repórter 70

Por Rita Soares

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'O toque de recolher é medida de repressão própria a estados autoritários'

Foi o que disse, ontem, o advogado-geral da União, André Mendonça, durante julgamento no Supremo Tribunal Federal que decide sobre a liberação ou não de cultos e missas presenciais durante a pandemia de covid-19

Repórter 70

Apoio solidário
Ministério Público do Pará, Defensoria Pública e Igreja Católica arrecadam alimentos para as famílias pobres do Marajó.

Pela saúde mental
O Senado aprovou ontem um projeto de lei que cria um programa de atenção à saúde mental com foco na pandemia.

André Mendonça (J.Bosco)

"O toque de recolher é medida de repressão própria a estados autoritários.”

Foi o que disse, ontem, o advogado-geral da União, André Mendonça, durante julgamento no Supremo Tribunal Federal que decide sobre a liberação ou não de cultos e missas presenciais durante a pandemia de covid-19.


VACINAÇÃO

Calendário

Segue indefinido o calendário de vacinação contra a covid-19 na capital paraense. Depois de duas semanas de avanço com a aplicação da primeira dose chegando a pessoas com 60 anos de idade, a campanha foi interrompida. As informações da Secretaria Municipal de Saúde são de que o próximo grupo a ser vacinado será o de pessoas com comorbidades, mas nenhum detalhe sobre o cronograma foi divulgado até agora. A expectativa é de que, ainda hoje, após uma reunião interna, o calendário de imunização para os próximos dias seja fechado e anunciado.

Cuidado

Muitos idosos que receberam a primeira dose da vacina acabaram contaminados pelo novo coronavírus. Segundo especialistas, isso tem ocorrido, porque, após serem vacinadas, as pessoas relaxam com cuidados como o distanciamento social e uso de máscara. Vale lembrar que todos os estudos com as vacinas disponíveis hoje no Brasil - Coronavac e AstraZeneca - chegaram a bons percentuais de imunização mediante a aplicação de duas doses. Especialistas mais cautelosos afirmam que o ideal é manter a mesma rotina de cuidados por pelo menos mais dois meses após a aplicação da segunda dose.

Golpe

A vacina contra o novo coronavírus tem servido de isca para quadrilhas especializadas em invadir aplicativos de mensagem do celular e, a partir daí, usar a lista de contatos para pedir dinheiro em nome do titular da conta. Os golpistas ligam para a vítima afirmando ser do Ministério da Saúde, dizem que irão marcar a data para a aplicação de vacina e pedem que o usuário digite um código de quatro dígitos para confirmar o atendimento. Assim, conseguem mudar a senha da conta e passam a disparar as mensagens. A principal dica é nunca digitar códigos nesse tipo de atendimento.      

ALYRIO SABBÁ

Despedida

O LIBERAL perdeu, ontem, um de seus colunistas mais experientes. Alyrio Sabbá morreu aos 89 anos de idade, vítima de parada cardíaca durante uma sessão de hemodiálise. Ele já havia superado um quadro de covid-19, mas enfrentava graves problemas renais. Sabbá foi colunista deste jornal por cinco décadas. Escrevia principalmente sobre questões ligadas à navegação. Por várias vezes chegou a ser homenageado pela Marinha do Brasil.

SEGURANÇA PÚBLICA

Caminhão-tanque

O Estado do Pará recebeu, ontem, um caminhão-tanque que auxiliará as atividades do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O veículo, com capacidade para armazenar até dez mil litros de combustíveis, tem equipamentos como escada e bomba para abastecimento, além de tração 4x4. Isso facilitará a locomoção em estradas e não somente no pátio aéreo. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. O dinheiro saiu do Fundo Estadual de Segurança Pública.

GÊNERO

Cota

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará realizará hoje, às 18 horas, a aula magna para marcar o início dos estudos eleitorais de 2021. Será ministrada pela presidente da Associação de Magistradas Eleitorais Ibero-Americanas e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  Luciana Christina Guimarães Lóssio. Ela vai falar sobre a cota de gênero e a participação feminina na política partidária brasileira. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TRE do Pará no YouTube.

MPPA

Posse

Foi confirmada para a próxima segunda-feira, às 10h, a posse do novo procurador-geral de Justiça César Bechara Nader Mattar Júnior. Ele vai substituir Gilberto Valente Martins no comando do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O mandato é de dois anos. César Mattar tomará posse durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPA. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do MPPA no YouTube. César Mattar foi o candidato mais votado pela classe, com 201 votos, na eleição interna no dia 4 de dezembro de 2020. Encabeçou a lista tríplice e foi nomeado pelo governador Helder Barbalho.

EM POUCAS LINHAS

► O advogado e professor paraense André Meira tomará posse, hoje, na presidência da Academia Brasileira de Direito (ABD).

► A cerimônia será virtual e está marcada para às 19h. A ABD tem 40 cadeiras ocupadas por juristas de todos os Estados brasileiros.

► A Associação dos Municípios do Marajó estuda a possibilidade de instalar uma usina de oxigênio hospitalar em sua sede.

► A ideia é que as prefeituras associadas possam envasar seus cilindros a custo abaixo do praticado no mercado.

► A fábrica deve ser instalada em regime de contrato pago pelos prefeitos que terão o oxigênio com mais celeridade.

► Foi vetado pelo governador Helder Barbalho o projeto de lei que determinava a obrigatoriedade de QR Code para que pessoas com deficiência pudessem ter acesso a mensagens de áudio ou vídeo com informações técnicas sobre produtos fabricados e comercializados no Estado do Pará.
 
► No veto, o governador classificou a medida de “louvável”, mas disse que “o projeto de lei apresenta inconstitucionalidade formal e material, na medida em que extrapola os limites da competência suplementar do Estado para legislar sobre direito do consumidor''.

► Ainda repercute o evento esportivo realizado em Alter do Chão, no oeste paraense, no último fim de semana, em plena pandemia.

► Com o nome oficial de “2º Desafio Zéfiro – 70 km”, a prova de triatlo, modalidade que reúne ciclismo, corrida e natação, foi batizada de “Triatlo da Covid-19”.

► O Ministério Público do Pará instaurou procedimento para apurar os fatos e mandou questionamentos à Divisão de Vigilância Sanitária, ao Comitê de Gestão de Crise de Santarém, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura e Procuradoria do Município, sobre possíveis justificativas técnicas sobre a liberação do evento.

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!