CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há que se falar que aqui não há legitimidade popular', diz Toffoli em julgamento sobre drogas

Repórter 70

Novas diretrizes
O Ministério de Minas e Energia irá publicar hoje decreto com regras mais rígidas para os contratos com distribuidoras de energia.

Usado para emagrecer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de falsificações do medicamento Ozempic.

image  (J. Bosco)

"Não há que se falar que aqui não há legitimidade popular.”
Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em declaração durante o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Ele afirmou que os juízes da Corte são legitimados “por 100 milhões de votos”.

>ESPANHA
COOPERAÇÃO


A embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández-Palacios, e a responsável por programas do Escritório da Cooperação Espanhola para o Cone Sul, Blanca Rodriguez Torrego, estarão na capital paraense, na quarta-feira (26), para o lançamento dos projetos “Corredor Fluvial: Terminais Hidroviários e Portos” e “Valorização socioambiental da bacia do Ariri Bolonha”, iniciativas do programa LAIF City Life, da Agência de Cooperação do governo espanhol. A cerimônia de lançamento será realizada no Palacete Pinho, às 14h30. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, será o anfitrião.

MOBILIDADE

O projeto “Corredor Fluvial: Terminais Hidroviários e Portos” prevê a implantação de dez terminais hidroviários para melhorar a mobilidade e o acesso dos moradores das ilhas ao continente. O investimento é de 287 mil euros, aproximadamente R$ 1,6 milhão. Já o projeto “Valorização socioambiental da bacia do Ariri Bolonha” contempla a reabilitação de nascentes d’água e áreas verdes e acessibilidade às margens de rios e parques lineares, a fim de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, beneficiando diretamente 470 famílias que vivem em áreas de risco. O investimento previsto é de 180 mil euros (R$ 1 milhão).

>COP
DESAFIOS


Com mais de 2,5 mil esferas públicas comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável, o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade promove, em São Paulo, até hoje (21), o Congresso Mundial 2024. O evento ocorre a cada três anos e reúne representantes de cidades, municípios e regiões associadas. Belém foi representada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, convidado para compor a plenária “Cidades amazônicas, únicas e insubstituíveis”. Os desafios de liderar a gestão da cidade que vai ser sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, foram destacados durante a apresentação.

>LEIS
CONSULTA


A Base de Atos Normativos da Procuradoria-Geral do Pará, o LEXPGE, passou a ser considerada, a partir deste mês, como o espaço oficial de consulta legislativa do Estado, segundo determinou a Controladoria-Geral do Estado. O banco de dados é atualizado diariamente e já reúne mais de 18 mil atos normativos estaduais, incluindo redações alteradas ou revogadas. No local podem ser encontradas também a Constituição do Pará e todas as suas 91 Emendas Constitucionais. A equipe que alimenta o LEX é formada por seis pessoas, entre procuradores do Estado, profissionais de biblioteconomia e estagiários.

>TERREIROS
APOIO


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) formalizou, nesta semana, parceria histórica para intensificar o atendimento a terreiros de religiões de matriz afro, como candomblé, mina e umbanda. Os acordos de cooperação técnica com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) foram assinados pelos titulares das pastas e a ideia é integrar políticas públicas para valorizar, melhorar e expandir práticas alimentares e litúrgicas a partir do cultivo de ervas medicinais, verduras, legumes e frutas, além da criação de pequenos animais. A Emater está fazendo também um diagnóstico socioeconômico e cultural e atendimento imediato a 37 terreiros de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel.

>IMPOSTOS
MUDANÇA


A Federação Nacional dos Servidores dos Fiscos Estaduais e do Distrito Federal (Fenafisco), entidade que reúne auditores e fiscais da Fazenda de todo o País, divulgou documento defendendo aumento do prazo para a inscrição de devedores na dívida ativa da União. Segundo a entidade, a medida “vai reduzir a litigiosidade do sistema tributário e valorizar o bom contribuinte”. Atualmente, um devedor do fisco tem 180 dias para resolver seu débito antes de ser inscrito na dívida ativa. A Federação sugere que o prazo aumente para 24 meses.

LITÍGIO

No documento, a Fenafisco apresentou dados indicando que, de 2014 a 2017, a recuperação dos valores da dívida ativa foi de apenas 0,62%, comprovando a “ineficiência do litígio judicial”. Além de implantar benefícios para os bons contribuintes, a Federação defendeu a necessidade de punição penal para os sonegadores.

EM POUCAS LINHAS

- Amanhã, das 9h às 12h, a Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Pará realizará a ação “Abraçando o Meio Ambiente”.

- Os paraenses Bia Dourado e Renan Andrade, que participaram do programa The Voice, estão entre as atrações.

- A Câmara é coordenada por Camille de Vasconcelos Anijar.

- Até 31 de julho é possível submeter propostas para a chamada pública “Sementes para a Transição”, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O edital é destinado a pesquisadores efetivos e vinculados às instituições científicas, tecnológicas e de inovação sediadas no Pará.

- Serão financiados até 20 projetos que trabalhem o protagonismo juvenil e a resolução de desafios locais relacionados às mudanças climáticas.

- “Diálogos Agenda 2030, ODS em Belém: herança do povo, patrimônio do mundo” é o tema da oficina que será ministrada pela coordenadora de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Belém, Kassya Fernandes, aos gestores da capital paraense, na segunda-feira (24), das 14h às 18h, no Palácio Antônio Lemos.

- A oficina já é resultado da parceria celebrada entre o PNUD e a prefeitura, no último dia 24 de maio, e é uma das iniciativas para identificar ações das políticas públicas municipais relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

- O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, fará hoje a conferência de encerramento do XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, no Hangar - Convenções & Feiras da Amazônia. Mendonça falará sobre “Limites e Contornos do Controle da Administração Pública”.

- Confirmada para segunda-feira (24) a cerimônia de posse da nova defensora pública geral do Pará, Mônica Belém. A cerimônia será realizada às 17h, na Assembleia Legislativa do Estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!