REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Luciano Bivar diz que União Brasil não fará oposição à Lula

Segundo o deputado, "o que mais importa é o fortalecimento da democracia"

Repórter 70

Moda amazônica

O Amazônia Fashion Week chega à 17ª edição com o retorno dos desfiles presenciais, após dois anos de pandemia.

Prevenção ao câncer

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena realizou 100 exames de mamografia em três dias, em alusão ao Outubro Rosa.

TRIBUNAL

COMANDO

O atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador corregedor Leonam Gondim da Cruz Júnior, foi eleito para comandar a Corte no período de 2023-2025, sendo, portanto, o responsável por conduzir a próxima eleição municipal, daqui a dois anos. Para a vice-presidência e cargo de corregedor eleitoral, foi eleito o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, membro do tribunal. A eleição, durante sessão ordinária realizada ontem, foi por aclamação. A posse está marcada para 20 de janeiro de 2023.

CREDENCIAIS

Leonam Gondim da Cruz Júnior ingressou no Tribunal de Justiça do Pará em abril de 2008, tendo sido vice-presidente da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará, conselheiro da Ordem dos Advogados do Estado do Pará (OAB-PA), e membro do Conselho da Magistratura do TJPA, entre 2011 e 2012. Antes disso, atuou como advogado nos ramos do Direito Constitucional, Administrativo, Previdenciário, Civil, Consumidor, Agrário e Criminal e foi articulista de temas jurídicos no Jornal O LIBERAL. É também membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas.

MÉDICOS

PARALISAÇÃO

Além do caso do Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, o HPSM da 14, noticiado aqui na coluna, é grave também a situação da falta de médicos para os atendimentos de urgência e emergência nas demais unidades de urgência de Belém. Nas duas maiores unidades de pronto-atendimento (UPA), do Jurunas e Marambaia, o final de semana começou caótico, com muita gente doente voltando da porta das unidades, sem uma solução imediata dos envolvidos. As duas UPAs são administradas pela organização social Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), que alega falta de pagamentos, desde agosto, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

RESPOSTA

A Sesma, por sua vez, reconhece o atraso, mas afirma que “o repasse já está programado para a próxima semana”, e que por isso não haveria justificativa para a falta de médicos. No entanto, especialista em direito ouvido pela coluna afirma que, mesmo tendo terceirizado a gestão, o poder público é corresponsável, e não pode se eximir de apresentar uma solução urgente, que, por enquanto, está sendo cobrada pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e pelo Conselho Regional de Medicina.

image Luciano Bivar (J.Bosco)

 

 

 

 

“Temos princípios econômicos diferentes, mas o que queremos é dar governabilidade e sustentação ao presidente Lula e apoiaremos com o maior prazer seu governo”, diz

LUCIANO BIVAR, presidente nacional do União Brasil, ao afirmar que “o que mais importa é o fortalecimento da democracia” com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

INVERNO

ATÍPICO

Prepare-se. O inverno amazônico ainda não chegou para valer, mas, segundo previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), um sistema frontal na parte sul do Brasil está influenciando o Norte do País, mudando o padrão do período. O resultado será um fim de semana chuvoso, principalmente no período da tarde e à noite, em quase todo Estado. Nas regiões norte e nordeste do Pará também deve chover de madrugada e no início da manhã. Já no extremo sudoeste, haverá pouca nebulosidade e baixa previsão para eventos significativos de chuva.

CARBONO

NEUTRO

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) realiza de 8 a 10 deste mês, no teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, o 1º Floresta Pará 2022, evento Carbono Neutro, que terá o tema “Caminho para a sustentabilidade”. O evento foi criado para reunir segmentos que já fazem uso sustentável dos recursos florestais. A ideia é potencializar ações que busquem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), ou neutralizadas por meio de compensação ambiental. As principais fontes de emissões de CO2 são o consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e transporte.

JOVENS

EMBAIXADORES

Dois estudantes paraenses estão entre os 50 selecionados pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil para o programa Jovens Embaixadores 2023. João Henrique Vasconcelos Pereira e Paula Thais Alves Farias vão se juntar a estudantes do Ensino Médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semanas em solo americano. O embarque para Washington está marcado para 13 de janeiro de 2023.

Em Poucas Linhas

► O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realiza entre os dias 7 a 11 deste mês a Semana da Servidora e do Servidor 2022. O tema é “Conectando pessoas e valores”.

► A Ouvidoria Agrária do Tribunal de Justiça do Pará recebeu ontem a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

► Foi às 10h, na sede da Ouvidoria, com a presença do desembargador Mairton Marques Carneiro.

► Termina no próximo dia 17 o prazo para que os deputados estaduais apresentem emendas ao Orçamento Estadual.

► A previsão orçamentária para o ano que vem é de R$ 39,6 bilhões, considerando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,64%.

► A Prefeitura de Belém volta a realizar, neste sábado, mutirão de atualização cadastral das famílias com o Número de Inscrição Social (NIS).

► O atendimento, destinado a quem fez cadastro entre os anos de 2016 e 2017, será feito nos 12 centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém e na Central do CadÚnico da capital paraense.

► O prazo de atualização cadastral das famílias com o NIS estava previsto para encerrar no dia 15 de julho, mas foi estendido pelo governo federal. O novo prazo se encerra em 13 de novembro.

► Mais de 20 mil famílias que recebem benefícios do governo federal, como o Auxílio Brasil, estão com os cadastros desatualizados.

► O comércio está antecipando as promoções com o mote da chamada Black Friday, marcada para 25 de novembro.

► Para este ano, a previsão é um aumento de 3,5% das compras online, setor que deve movimentar mais de R$ 6 bilhões.

► A Black Friday quer atrair consumidores que desejam antecipar as compras de Natal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!