Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Lançada como terceira via, Simone Tebet critica gestões de Lula e Bolsonaro no JN

'Sou a candidata dos que não querem voltar ao passado e nem permanecer no presente'

Repórter 70

LEITE HUMANO

Hoje é dia do “Amamenta Benevides”, com programação especial de incentivo ao aleitamento materno, na praça do Saber.

SEM TRÂNSITO

A Presidente Vargas será interditada, amanhã, para o tráfego de veículos e ficará ocupada por atividades culturais e de lazer.

LULA

AGENDA

O primeiro ato oficial de campanha do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém, está marcado para a manhã desta quinta- -feira, 1º de setembro, no Theatro da Paz, onde Lula vai receber 700 convidados, entre trabalhadores do setor cultural e representantes de populações tradicionais. O período da tarde será dedicado a um encontro com candidatos a deputado estadual e federal, que poderão aproveitar o momento para fotos a serem usadas no material de campanha.

COMÍCIO

À noite haverá comício; não mais na avenida Pedro Miranda, mas, possivelmente, no estacionamento do estádio do “Mangueirão”, onde os organizadores esperam reunir cerca de 50 mil pessoas. Na sexta-feira, dia 2, Lula terá encontro com 600 convidados no Parque dos Igarapés e, em seguida, embarcará para São Luís (MA). Lula chegará a Belém vindo de Manaus (AM). Ainda há dúvidas se ele chegará no dia 31 para pernoitar na capital paraense ou se viajará apenas na manhã do dia 1º.

ENERGIA

RIBEIRINHOS

O projeto de “Nanorede de distribuição de corrente contínua para edificações ribeirinhas da Amazônia”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), impressionou o engenheiro Jose Juarez Guerra, diretor-geral da empresa italiana Finder para a América Latina, que esteve em visita a Belém esta semana. Guerra disse que foi gratificante ver de perto a evolução da primeira etapa, na Ilha das Onças, e destacou a importância de fazer chegar energia renovável para as comunidades ribeirinhas, como a energia solar, base do projeto, coordenado pelo professor Wilson Negrão Macêdo, do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae) da UFPA. O executivo confirmou a manutenção do apoio como investimento social da Finder, que é a maior fabricante de relés do mundo.

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) (J. Bosco)

 

 

 

Eu sou a candidata de muitas pessoas que não querem voltar ao passado e não querem permanecer no presente.”

Foi o que afirmou, ontem à noite, a candidata do MDB à Presidência da República, SIMONE TEBET, ao criticar as gestões de Lula e Bolsonaro. A declaração foi dada durante a entrevista ao Jornal Nacional feita pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos.

JUSTIÇA

MUDANÇA

O juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho assumiu, ontem, a diretoria do Foro da Seção Judiciária do Pará. Moutinho era o vice-diretor da seccional e mudou de função em razão da convocação da juíza federal Alcioni Escobar da Costa Alvim para o Conselho da Justiça Federal, em Brasília. Ela atuará como juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Federal, a partir desta segunda-feira.

APRENDIZ

Será realizada hoje mais uma etapa do projeto “Escola Bike Anjo (EBA)”, criado para ensinar a população de Belém a pedalar. O evento será na praça da Bandeira, a partir das 9h. É gratuito, aberto ao público em geral e feito por pessoas apaixonadas por bicicleta que querem disseminar a cultura para todos. A iniciativa é da Rede Bike Anjo. A entidade nacional promove a EBA uma vez a cada mês desde 2015. Na ação de hoje estarão disponíveis onze bicicletas de adulto distribuídas por ordem de chegada. No caso das crianças, a indicação é que levem uma bicicleta própria.

LIVRO

LANÇAMENTO

A editora Boi Tempo lançará, hoje, o livro “Eu já Morri”, oitava obra do escritor paraense Edyr Augusto, homenageado da edição deste ano da Feira Pan-Amazônica do Livro ao lado da poetisa, cantora e compositora Dona Onete. Na obra, Edyr Augusto reúne 17 histórias. Os personagens são moradores de rua, figuras humildes, prostitutas, viciados, descritos em relatos ágeis e diretos, no estilo que é marca registrada do autor e que vem seduzindo jovens leitores no Brasil e em países como a França.

CÍRIO 2022

INGRESSOS

Em apenas uma semana foram vendidos mais de 80% dos ingressos para as arquibancadas do Círio de Nazaré. Neste ano foram disponibilizados cinco mil lugares para o sábado, dia da Trasladação, e o mesmo número para o domingo da Grande Procissão. Os 900 ingressos destinados gratuitamente para pessoas com deficiência e maiores de 60 anos se esgotaram em apenas 30 minutos. A venda dos ingressos começou no último dia 16, pelo site oficial de vendas, mas por causa da enorme procura, a plataforma apresentou instabilidades e ficou fora do ar até o último dia 19, quando o atendimento foi retomado.

Em Poucas Linhas

► Foi aprovada ontem a criação do “Espaço de Conscientização, Acolhimento e Denúncia de Práticas de Violência Política e Institucional de Gênero nas Defensorias Públicas do Brasil”, reunindo defensoras das cinco regiões do País.

► No Pará, as representantes serão a ex-defensora-geral Jeniffer Rodrigues e a defensora Symonne Filocreão.

► A comissão é mais uma etapa da “Campanha Permanente de Combate à Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias do Brasil”, que será reforçada no mês de novembro, durante a 15ª edição do Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, a ser realizado em Goiânia (GO).

► A Diretoria da Festa de Nazaré preparou dois tipos de materiais para as peregrinações que antecedem o Círio deste ano.

► Um deles é um kit composto por uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, dez cartazes oficiais e dez livros. Estes serão vendidos apenas mediante ofício dos párocos e são usados para os grupos que fazem as novenas nos domicílios.

► Mas haverá livros vendidos separadamente para o público em geral. Neste ano foram impressos 80 mil exemplares do material a ser usado no preparatório para o segundo domingo de outubro.

► Foi protocolado na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará o projeto de lei que institui o “Programa Estadual sem Prazo de Validade”, cujo objetivo é criar um banco de empregos nos setores público e privado voltado a pessoas com 50 anos de idade ou mais.

► A proposição é do deputado Raimundo Santos (PSD), autor do Projeto de lei 186/ 2022, que cria o “Dia Estadual de Combate ao Etarismo”.

► Foi adiada a vinda a Belém de Mirtes Renata Santana, mãe do menino Miguel, que morreu após cair do nono andar de um prédio de luxo em Recife (PE), em 2020.

► Ela iria participar, hoje, de um encontro com mães trabalhadoras, no Sindicato dos Bancários, mas o evento foi adiado

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!