CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Ela foi a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída'

Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido, ao se pronunciar sobre a rainha Elizabeth II, após a morte da monarca, no último dia 8. A premiê britânica foi nomeada pela soberana poucos dias antes de Elizabeth II morrer, aos 96 anos. “Ela foi o espírito do Reino Unido e esse espírito será sempre lembrado”, disse Truss.

Repórter 70
fonte

VIGIA

CÍRIO

Será realizado neste domingo, 11, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Vigia, nordeste paraense. Neste ano, será a procissão de número 325. O marco zero da história é 1697, quando o jesuíta José Ferreira, a caminho do Maranhão, parou na então Vila da Vigia e viu que “o melhor que havia no lugar era a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré”. A história foi registrada pelo também jesuíta João Bettendorff (1625–
1698), na “Crônica da Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão”, publicada em 1910.

PIONEIRO

Vem daí que os vigienses afirmam ter nascido lá a devoção nazarena no Pará. É certo, entretanto, que o Círio de Vigia, nos moldes que se conhece hoje, pode ter sido inspirado na romaria de Belém, bem antes do século XIX. Mas historiadores afirmam que, considerando-se a narrativa dos jesuítas, a devoção nazarena, trazida de Portugal, deve ter iniciado mesmo no município do nordeste paraense.

image Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido (J. Bosco/O Liberal)

'Ela foi a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída'

Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido, ao se pronunciar sobre a rainha Elizabeth II, após a morte da monarca, no último dia 8. A premiê britânica foi nomeada pela soberana poucos dias antes de Elizabeth II morrer, aos 96 anos. “Ela foi o espírito do Reino Unido e esse espírito será sempre lembrado”, disse Truss.

BOLSONARO 

PROPOSTAS

A assessoria da campanha de Jair Bolsonaro (PL) confirmou a participação do presidente e candidato à reeleição na série de entrevistas “Propostas para a Amazônia”, que será realizada nesta segunda-feira, a partir das 12h30. A transmissão será pelo site OLiberal.com, redes sociais @oliberal, pela Rádio Liberal e mais oito veículos da Amazônia Legal. Liderada pelo Grupo Liberal, a iniciativa foi agendada em julho,
com datas sorteadas e marcada com os principais candidatos ao Palácio do Planalto, iniciando em 5 de setembro, em alusão ao “Dia da Amazônia”. Até agora já foram entrevistados Ciro Gomes (PDT), Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). A assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu mão do espaço, que seria na última quinta-feira, 8. Depois de Jair Bolsonaro, ainda serão entrevistados Pablo Marçal (Pros) e Simone Tebet (MDB).

BILHETES

SONEGAÇÃO

Empresas de transporte intermunicipal de passageiros originários de fora do Pará, que operam principalmente nas regiões
sul e sudeste do Estado, inclusive com destino a Belém, estão utilizando bilhetes feitos até em papel de marca famosa de cosméticos, causando prejuízos com sonegação fiscal para driblar a livre concorrência. Uma passagem que custa normalmente R$ 150, por exemplo, está saindo a R$ 100. 

DENÚNCIAS

As denúncias de usuários com diversas fotos das passagens sem a discriminação tributária já chegaram à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), mas a prática irregular, sem a devida fiscalização, vem seguindo livre, leve e solta.

CULTIVO

À FRENTE

De plantio recente no Pará, iniciado apenas em 2019, a cultura do gergelim surpreendeu e tem crescido exponencialmente no Pará, em especial, no município de Paragominas e adjacentes. Levantamento da Embrapa Amazônia Oriental 
estima em cerca de 110 mil hectares a área já cultivada com o grão, que vem sendo utilizado como alternativa à chamada safrinha da soja, e a expectativa da Embrapa é que a colheita de 2022 seja a maior já ocorrida no Pará, ultrapassando a região no entorno do município de Canaranas (MT), até então, o maior produtor da cultura no país. Entre as variedades produzidas no Pará estão dois exemplares produzidos pela Embrapa, a BRS Anahi e BRS Seda.

PRODUÇÃO

Em Paragominas, até agora o maior produtor no Pará, o rendimento chega a 550 kg por hectare, com uma produção
para este ano estimada em 66 mil toneladas. Junto com os demais municípios plantadores – Ipixuna, Ulianópolis, Dom
Eliseu, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Tailândia -, a safra do Pará pode chegar a 280 mil toneladas.

AUMENTO

O aumento no Pará acompanha o cultivo de gergelim em todo o Brasil, que passou de 53 mil hectares em 2018/ 2019 para 175
mil hectares na safra 2019/ 2020, salto de 230% em apenas um ano. Nos últimos dez anos, o aumento da produção foi ainda mais expressivo, cerca de 20 vezes mais grãos do que as cinco mil toneladas registradas em 2010.

EM POUCAS LINHAS

  • O Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do Pará estará sob nova direção a partir do próximo dia 23.
  • Daniel Carvalho Bertolini deixa o cargo depois de seis anos e Geraldo Constantino assume a diretoria para o triênio 2022/ 2023.
  • Na transição, uma novidade deverá movimentar mais o setor no Pará.
  • É que a partir dessa data, o Estado passa a sediar o primeiro escritório da Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz) fora da sede, em Manaus (AM).
  • A Justiça do Trabalho no Pará se programa para realizar mais uma etapa de itinerância. Dessa vez, no município de Salinópolis.
  • Nos próximos dias 15 e 16, o juiz do Trabalho Avertano Klautau estará com a equipe de servidores atendendo os moradores do município que tenham pendências trabalhistas a serem resolvidas.
  • A parceria com o campus da Universidade Federal do Pará, em Salinópolis, permitirá o uso da Casa de Cultura do Caranã como local de funcionamento da itinerância, que será feita com a participação de servidor do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela emissão de Carteira de Trabalho Digital, PIS/ Pasep e seguro desemprego
  • A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) será a banca realizadora do concurso público da Prefeitura de Bagre.
  • O edital do processo seletivo ainda está em fase de elaboração, mas a expectativa é de que seja divulgado em breve.
  • O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe inscrições, até o dia 6 de outubro, para a seleção do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, com início no primeiro semestre de 2023, em Belém. Serão ofertadas 30 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa. 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!