Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Basta! Chegou a hora. A Petrobras não é de seus diretores. É do Brasil!', declara Ciro Nogueira

O ministro-chefe da Casa Civil criticou o possível reajuste dos preços dos combustíveis

Repórter 70

“Padroeiro da Amizade”
A Arquidiocese de Belém abriu, ontem, a festividade de São João Batista nas paróquias de Icoaraci e da Cidade Velha.

Censo 2022
O IBGE irá selecionar 26 recenseadores para 16 municípios paraenses. A inscrição vai até domingo, 19.

 

(J.Bosco)


"Basta! Chegou a hora. A Petrobras não é de seus diretores. É do Brasil!” 

Foi o que escreveu, ontem, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), no Twitter, ao criticar a Petrobras em meio a relatos de que a estatal do petróleo deve anunciar, amanhã, mais um reajuste dos preços dos combustíveis. Na mensagem da rede social, o ministro ficou sem explicar sobre o que haveria chegado a hora.

FEBRE AMARELA

Alerta


Os municípios de Afuá e Oeiras do Pará entraram no radar do Ministério da Saúde para as políticas de intensificação de controle à febre amarela. De acordo com boletim epidemiológico divulgado no último dia 13, as cidades aparecem - ao lado de dois municípios do Estado do Tocantins - como Locais Prováveis de Infecção (LPIs) de cinco casos de febre amarela registrados em humanos no País, neste ano. Os indivíduos contaminados eram do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 29 anos e não vacinados. Todos tiveram registro de exposição em áreas de mata. Quatro dos cinco contaminados morreram em decorrência da doença.  

Animais

Além das cinco confirmações de febre amarela em humanos, foram notificados, entre julho de 2021 e junho de 2022, 1.267 casos suspeitos de febre amarela em animais. Desse total, 26 foram confirmados após exames em laboratório, o correspondente a 2,1%. As contaminações em não humanos foram registradas no Pará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o que, segundo o Ministério da Saúde, sinaliza “a circulação ativa do vírus nesses Estados e o aumento do risco de transmissão às populações humanas durante o período sazonal”.

BOLSONARO

Belém

O presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarcará, hoje, em Belém, mais uma vez a convite da direção da Assembleia de Deus. Vem para os 111 anos da igreja. Nas redes sociais, grupos de apoiadores convocaram para uma motociata na capital paraense, mas não há confirmação de que o presidente participará. “A programação oficial será na Assembleia de Deus e qualquer outra (programação) é espontânea”, informou a assessoria do deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA), que costuma ciceronear o presidente em Belém.

JUSTIÇA

Tecnologia


O Conselho Nacional de Justiça vai compartilhar com tribunais de todo o Brasil dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Pará. Um desses projetos foi batizado de Índia, ferramenta usada para a indexação de processos digitalizados no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE). Uma das vantagens da Índia é que a ferramenta permite que um processo fragmentado possa ser incluído no sistema de forma padronizada. Outra ferramenta a ser compartilhada é o Robô Migrador 4.0, que é capaz de ler, particionar, compactar, converter, assinar e exportar processos para o PJE. O robô tem capacidade para fazer até cinco mil migrações diárias.

SANEAMENTO

Recursos


Três cidades paraenses - Ananindeua, Monte Alegre e Santarém - estão entre as contempladas com recursos financeiros para obras de saneamento a serem liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional ainda neste ano. Juntas, as três cidades paraenses vão receber cerca de R$ 660 mil. Ao todo, o ministério vai liberar R$ 16,6 milhões para o programa lançado nesta semana.  

AMAZÔNIA

Apuração

A Câmara dos Deputados definiu, ontem, a composição da Comissão Externa Temporária criada para acompanhar a investigação sobre as circunstâncias da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na região do Vale do Javari (AM). A comissão foi proposta pela deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA), que será uma das integrantes do grupo. Além de Vivi, integram a comissão os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA), Alice Portugal (PCdoB-BA), Bira do Pindaré (PSB-MA), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Helder Salomão (PT-ES), Leo de Brito (PT-AC), Marcelo Ramos (PSD-AM), Nilto Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Os trabalhos começarão na próxima semana.

CONCURSO

Recomendação

O Ministério Público do Pará (MPPA) enviou documento à Prefeitura de Santa Maria do Pará recomendando que o município realize concurso público para preencher 300 vagas ocupadas hoje por servidores temporários. A tendência é que cada vez mais municípios recebam esse tipo de recomendação. Em nota, o MPPA ressaltou que, constitucionalmente, a ocupação de empregos públicos depende de aprovação prévia em concurso. No caso de Santa Maria, o prazo para realizar o certame é de seis meses. Caso a recomendação não seja atendida, o caso será levado à Justiça.

Em Poucas Linhas

► A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará ganhou subsede própria no município de Itaituba, no sudoeste do Estado. O espaço que atenderá advogados dos municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga e Trairão tem salas de apoio e auditório para 200 pessoas.

► O curso de Tecnologia em Agroecologia da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, do campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará, recebeu a nota máxima na avaliação recente do Ministério da Educação. Para definir a nota, o curso recebeu uma comissão de avaliação que conferiu critérios como projeto pedagógico do curso, corpo docente e infraestrutura.

► O rapper paraense Pelé do Manifesto lançará o seu documentário intitulado “Gueto Flow” em sessão especial do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado até o dia 26 deste mês, com sessões presenciais em São Paulo (SP) e on-line. O filme mistura documentário e show e conta um pouco da história desse artista do bairro da Cremação, em Belém.

► O deputado estadual Raimundo Santos (PSD) apresentou ao plenário da Assembleia Legislativa um requerimento para a realização de sessão solene em homenagem ao Batalhão de Infantaria de Selva, o 2º BIS, que, em agosto, completará 180 anos de fundação.

► Todo cuidado é pouco. O Brasil já registrou mais de um milhão de casos de dengue e 504 mortes, apenas entre 1º de janeiro e 4 de junho deste ano. O número de mortes já é quase o dobro do registrado ao longo de todo o ano passado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

► Uma força-tarefa que saiu de Belém assumiu, ontem, no município de Anajás, no Marajó, a apuração em torno da morte da menina Amanda Ribeiro, de 11 anos. As investigações seguem sob sigilo judicial.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!