CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

"Antes dele (Jair Bolsonaro, presidente da República), nosso país estava uma m…”

Repórter 70

Pobreza menstrual

A Diretoria da Mulher do Paysandu fez, ontem, a distribuição de absorventes para as torcedoras que foram a Curuzu.

Joia arquitetônica

Na sexta-feira, 15, o prédio do Instituto de Educação do Pará, em Belém, reabrirá as portas completamente restaurado.
 

image (J. Bosco)

"Antes dele (Jair Bolsonaro, presidente da República), nosso país estava uma m…”

O senador Romário Faria (PL-RJ) afirmou, ontem, que prefere Jair Bolsonaro (sem partido) a Lula (PT) na corrida presidencial de 2022. Ainda que tenha críticas à atual gestão, acha que o Brasil está melhor hoje do que nos anos petistas. A declaração do ex-jogador de futebol foi dada em entrevista ao “Cara a Tapa”, canal no YouTube do jornalista esportivo Rica Perrone.

EDMILSON
Alta


Os médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, que acompanham o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), avaliam que, se o quadro clínico dele evoluir de maneira positiva, o gestor municipal poderá ter alta em 48 horas. Edmilson foi internado na quarta-feira, 6, cinco dias após testar positivo para a covid-19.  A internação foi necessária porque o prefeito sentiu falta de ar e precisou de suporte de oxigênio. Em boletim divulgado ontem, a equipe médica informou que houve “progressiva melhora nos indicadores de redução das provas inflamatórias”. No domingo do Círio, o prefeito enviou mensagem aos fiéis e informou, por meio de assessores, ter ficado “extremamente emocionado” durante o sobrevoo de helicóptero com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelo espaço aéreo do hospital onde está internado.

CÍRIO 2021
Público


Quase tão tradicional quanto o almoço do Círio, a polêmica em torno do número de pessoas nas vias públicas de Belém no segundo domingo de outubro não poderia faltar neste ano, mesmo sem as romarias oficiais. O dado mais preciso foi divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará e aponta que cerca de 500 mil pessoas circularam pelas vias do centro de Belém no último domingo. Esse número cresceu em comparação ao Círio de 2020, o primeiro ano da pandemia de covid-19, quando, de acordo com o Dieese, cem mil pessoas ocuparam as vias usadas na grande procissão do segundo domingo de outubro. O avanço da vacinação contra a covid-19 contribuiu para que mais pessoas fizessem o trajeto entre a Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazaré, uma distância de quatro quilômetros.
 
OSSOS
Venda


O Procon do Amapá divulgou nota para orientar mercados e açougues a não comercializarem ossos de boi, a exemplo do que ocorre em outros Estados. Segundo a  nota, esse item pode ser usado apenas para doações “de acordo com o que manda a lei e o bom senso”.
infração

A venda de ossos de boi e carcaças de peixe tem causado polêmica. A oferta desses itens aumentou nos últimos meses, em meio à disparada dos preços dos alimentos. Na nota, o Procon amapaense alerta que irá coibir essa comercialização. “Caso isso venha a se concretizar, esses comerciantes estarão infringindo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe ao fornecedor de produtos e serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”.

RAIVA
Vacina


O Ministério da Saúde avaliou como positivos os primeiros resultados do Projeto para Detecção e Titulação de Anticorpos Neutralizantes (AcN) do Vírus da Raiva, realizado há dois anos em 67 localidades ribeirinhas, ao longo do rio Pacajá, no município de Portel, no Arquipélago do Marajó. Quase três mil ribeirinhos já foram vacinados em uma área de risco, onde 30% da população têm histórico de agressão por morcegos hematófagos, transmissores do vírus da raiva humana.

Eficácia

A área de Portel foi escolhida pela similaridade ecológica e de características da população local com a região do rio Laguna, no município de Melgaço (também no Marajó), onde ocorreu, em 2018, o último surto de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos no Pará, com três óbitos. O protocolo estabelecido para a realização da vacinação apresentou resultados superiores ao esperado, alcançando proporção de 61,4% da população vacinada com o desenvolvimento de anticorpos considerados protetores um ano após a vacinação. Com esses resultados, o Programa Nacional de Imunizações já estuda a possibilidade de incluir essa vacina no calendário básico de vacinação para a população ribeirinha no Pará, onde casos de raiva humana foram registrados entre os anos de 2004 e 2005.

EM POUCAS LINHAS

- Ao ser retirada do Glória, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta para veneração e não para adoração, como publicado erroneamente na coluna de ontem. Estudiosos do catolicismo alertaram a coluna que, do ponto de vista teológico, apenas Deus pode ser adorado. Santos são venerados.

 - A coluna do jornalista Bernardino Santos não será publicada nas próximas semanas no caderno Cultura de O LIBERAL. O colunista estará de férias até o dia 31 deste mês.

- A Feira de Artesanato do Círio, montada no Porto Futuro, funcionará hoje das 9h às 22h. Já a feira do Arraial de Nazaré ficará aberta ao público das 10h às 22h.  As duas feiras são realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

- Termina hoje o prazo de inscrição para o Congresso Brasileiro de Alzheimer, que será realizado nos próximos dias 14 e 15. Nos dois dias, os especialistas vão proferir 14 palestras sobre temas de interesse de quem cuida de pacientes com Alzheimer.

- O engenheiro André Tavares, presidente do Clube de Engenharia do Pará, foi nomeado diretor e coordenador na Região Norte da organização classista que reúne as 42 entidades mais representativas e precursoras da engenharia do Brasil.

- No mês que vem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Pará. Na ocasião, assinará a ficha de filiação da ex-governadora Ana Júlia Carepa ao PT. Ela estava no PCdoB.

- Lula também vai colocar a sua assinatura na ficha de ingresso do presidente do Sindicato dos Auditores e Fiscais da Fazenda Estadual, Charles Alcantara. Ele foi secretário de governo na governo Ana Júlia.

- O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi o único entre os presidenciáveis a saudar os paraenses pelo Círio de Nazaré.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!