Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A ideia era dar pelo menos 5% para servidor, cortando ministérios', afirma Jair Bolsonaro

O presidente confirmou ontem que o Governo Federal não irá reajustar os salários de servidores neste ano

Repórter 70

Combate à criminalidade
O Governo do Pará lança, hoje, o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social com ações para dez anos.

Nova rede
O fornecimento de água do bairro da Pedreira será normalizado hoje, às 12h.Obras da Cosanpa causaram a suspensão.

 

Jair Bolsonaro (J.Bosco)

 


"A ideia era dar pelo menos 5% para servidor, cortando de ministérios (...) Nós estamos tentando agora dobrar, no mínimo, o valor do auxílio-alimentação.”

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, ontem, que o governo federal não reajustará os salários de servidores neste ano. Segundo Bolsonaro, está em estudo a possibilidade de se dobrar o valor do auxílio-alimentação de todas as categorias do funcionalismo ainda em 2022.

PLEBISCITO

Municípios

Os deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Divisão Administrativa do Estado e de Assuntos Municipais estão apreensivos com a indefinição de data para realização dos plebiscitos que propõem a criação de novos municípios no Pará. Atualmente, há dez projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), prevendo as consultas populares que devem ser realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Aprovados no dia 11 de maio, os primeiros sete projetos se referem à criação dos municípios de Grande do Curuai (em Santarém), Paraguatins e Rio Preto do Carajás (em Marabá); Vitória da Conquista do Carajás (em Novo Repartimento), Fernandes Belo (em Viseu), Ladeira Vermelha e Taboca (em São Félix do Xingu).

Inclusão

No dia 24 de maio, outros dois decretos legislativos foram aprovados na Alepa. Desta vez para a realização de plebiscitos para criação dos municípios de Gleba do Sudoeste e Brejo do Meio, que poderão ser desmembrados dos territórios de São Félix do Xingu e Marabá, respectivamente. Já no último dia 7 o distrito de Monte Dourado, em Almeirim, também teve aprovado seu projeto de lei para se tornar município.

Prazos

Fontes da Alepa dão conta de que alguns deputados que integram a mobilização já pensavam em usar informações mais concretas sobre os plebiscitos nos seus discursos de campanha à reeleição, mas, por outro lado, nos bastidores do TRE, a informação é de que, dificilmente, essas consultas serão definidas antes das eleições gerais de outubro deste ano. Oficialmente, no entanto, o TRE informou à coluna que as instruções relacionadas aos plebiscitos foram recebidas e distribuídas entre os juízes que integram a Corte, mas que ainda não existem datas definidas para que os relatores julguem esses processos, bem como ainda não há informações sobre possíveis datas de realização dos plebiscitos.

PESQUISA

Repelente

Uma pesquisa desenvolvida em parceria entre as Universidades Federais do Pará (UFPA) e do Oeste do Pará (Ufopa) identificou potencial repelente em compostos químicos de óleos essenciais de plantas aromáticas. A pesquisa é resultado da tese do professor Kauê Santana da Costa, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas da Ufopa.

Vetores

Costa estudou a composição de óleos essenciais de 71 famílias botânicas, e encontrou potencial repelente em compostos oriundos das espécies conhecidas como alecrim-do-mato ou alecrim-do-campo, entre muitas outras que não têm uma origem específica. Os resultados da pesquisa podem facilitar o desenvolvimento de novos repelentes especialmente contra mosquitos de relevância médica, que são vetores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica; o Anopheles gambiae, transmissor da malária; e até o Culex quinquefasciatus - o  “carapanã”, transmissor da febre amarela.

ONÇA-PINTADA

Reprodução

O nascimento de dois filhotes de onça-pintada no início deste ano deixou em festa o Parque Zoobotânico Vale, que fica na Serra dos Carajás, município de Parauapebas,  no Pará. Ainda recebendo os cuidados da mãe, os filhotes estão no setor técnico do parque e ainda não estão aptos para exposição. A onça-pintada é a espécie símbolo da fauna brasileira e está ameaçada de extinção, e o trabalho de manejo e reprodução sob cuidados humanos é de importante para promover a conservação de espécies. Esse é o terceiro nascimento de onça-pintada registrado no Parque Zoobotânico nos últimos dez anos.

TRABALHO

Infantil

O Tribunal de Justiça do Pará lançou ontem, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma campanha para coibir a prática que coloca em risco a infância de milhares de paraenses. A campanha é organizada pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém e, neste primeiro momento, terá os shopping centers da Região Metropolitana de Belém como principais pontos de divulgação. Dados oficiais apontavam que, em 2019, o Pará contava com 118.768 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. 

Em Poucas Linhas

► O uso de lenha nas residências brasileiras alcançou o patamar do ano de 2009, segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética. Os dados apontam que os brasileiros usaram 24 milhões de toneladas de lenha como fonte de energia nas suas casas em 2021. Ano passado, a lenha representou 26% da matriz energética residencial, ficando atrás da eletricidade (45,4%), enquanto o gás de cozinha representou 23% do total. A pesquisa aponta como causa desses percentuais o preço do botijão do gás de cozinha, que desde o início da série histórica de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, até abril de 2022, aumentou 556%.

► O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou ponto facultativo nos órgãos da administração pública estadual nesta sexta-feira, 17, pós-feriado de Corpus Christi. Na semana passada, a Prefeitura de Belém já havia anunciado o ponto facultativo.

► A Câmara Municipal de Ananindeua votará, hoje, o projeto de lei que obriga os shopping centers e outros centros comerciais de médio e grande portes da cidade a instalarem vidros de contenção ou redes de proteção nos vãos livres de suas dependências, a fim de dificultar quedas acidentais ou intencionais. Apesar de Ananindeua não ter registrado nenhum suicídio nesses espaços, o autor, vereador Aurélio Rodrigues (Avante), diz que é melhor prevenir que remediar.

► A Câmara Municipal de Ananindeua votará, hoje, o projeto de lei que obriga os shopping centers e outros centros comerciais de médio e grande portes da cidade a instalarem vidros de contenção ou redes de proteção nos vãos livres de suas dependências, a fim de dificultar quedas acidentais ou intencionais.

► A equipe precursora (segurança e cerimonial) do presidente Jair Bolsonaro desembarca, hoje, em Belém e já tem encontro marcado com os organizadores dos eventos comemorativos pelos 111 anos da Assembleia de Deus. A equipe fará visita ao Templo Central, localizado à travessa 14 de Março, no bairro de Nazaré, onde Bolsonaro será recebido nesta sexta-feira, 17.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!