Maria Sylvia Nunes recebe título de Professora Emérita da UFPA

Bernardino Santos

MARIA SYLVIA

A Universidade Federal do Pará realiza, hoje, sessão especial, no Teatro “Claudio Barradas”, para conferir à Maria Sylvia Nunes o título de Professora Emérita da instituição, à qual dedicou sua toda, ajudando a formar profissionais para os palcos paraenses.

Fundadora, ao lado do marido, Benedito Nunes, e da irmã, Angelita Silva, do Norte Teatro Escola, Maria Sylvia dirigiu, entre 1957 e 1962, a montagem de 18 peças. O grupo viajou pelo Brasil, participando de festivais e colecionando prêmios.

Mais do que nome de teatro – o que, para um ator/diretor representa o supremo reconhecimento de seu trabalho – Maria Sylvia Nunes merece ser lembrada pelo tanto que fez pela arte, em nossa terra. A homenagem que hoje lhe presta a UFPa. é um ato de grande justiça e de enorme merecimento.

O memorial que justificou a indicação de Maria Sylvia foi escrito, ao longo de 25 páginas, pela professora Maria Regina Maneschy Sampaio, querida amiga da homenageada, e, de tão bonito que é, bem que poderia ser transformado na primeira biografia da agora professora emérita.

SANTOS

Amanhã é dia de São Pedro e, domingo, – pouca gente lembra – de São Marçal. Antigamente, em hora desse santo, se acendiam fogueiras feitas de paneiro. Hoje a prática parece totalmente esquecida.

POSSE

O professor e “imortal” Octávio Avertano Rocha toma posse, hoje, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, em sessão a ser realizada na sede da OAB-Pa, cujo prédio, no passado, pertenceu à família do novo membro do IHGP

BOA MÚSICA

Ainda hoje e amanhã, no Theatro da Paz, acontece o 5º. Encontro Nacional de Violistas. Programação imperdível para quem gosta da boa música.

NOTA TRISTE

A coluna lamenta, e lamenta muito, informar a morte de José Monteiro, marido da escritora e jornalista Anete Costa Ferreira, há muitos anos radicada em Portugal. José era muito querido pelos amigos de Anete e deixa grandes saudades aqui.

VITRINE

- As arquitetas Ana Perla, Carol Lustosa, Kamila Frazão , Lívia Santana Renata Leitã e Keila Henriques desfilaram durante o design fashion day, realizado na Marmobraz

- Pedro Maia Conceição, o excutivo a Academia Paraense de Letras e grande figura humana, aniversaria hoje. Comemorações em família

- Hoje é dia de forró junino no Salão Majestic, da AP, com a realização de mais um Chá das Cinco, a partir das 17 horas, repleto de atrações da época.

- O empresário de gastronomia Hettore Messias festejou mais um ano de vida cercado do carinho de familiares e amigos mais próximos.

- O Dia da Noiva de Elisa Alves, com casamento marcado para setembro, com Felipe de Mello, será no salão de Junior Fiel, que fará seu cabalo e maquiagem

- Laura Maria Fragoso aniversaria hoje e comemora a data na Estação Gourmet, ao som do maestro Paulo Pereira.

- O professor Rogério Moura fala hoje, na Uninassau, sobre “eSocial – Cultural Change.

- Bom dia para o bispo auxiliar D. Irineu Roman, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- Paula Andrea e João Augusto Rodrigues escreveram, e publicaram na internet, uma linda carta, repleta de conselhos maravilhosos, à filhe Camila Caluff Rodrigues, que acaba de ficar noiva de Nélson Lima.

- Entre as recomendações está a de nunca dormirem brigados e a de sempre rezarem juntos.

- Rita Rocha e Georgenor Franco Neto completaram dois anos de um casamento muito feliz. Tim-tim, amigos.

- Por hoje, senhoras e senhoras, o que temos. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui, Interinamente, é claro.

- João Carlos Pereira

Colunas e Blogs
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!