Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

ÉGUA DO BABADO!

Por Núcleo de Cultura

Toda terça e quinta é dia de "Égua do Babado" em O Liberal. Para ficar por dentro, da cena cultural local, saber o que rola nos bastidores, as novidades e fofocas do Pará e do Brasil. Babado puro! | culturaoliberal@gmail.com

Gastronomia reconhecida, Loja do Desapego e Cinema em Canaã dos Carajás

Maniçoba e pato no tucupi são reconhecidos como patrimônios culturais imateriais do Pará, Loja do Desapego recebe presentes de ex e Canaã dos Carajás recebe projeto Cinema na Rua

Sonia Ferro

Casamento comunitário em Belém (Marcio Nagano.)

RELACIONAMENTO
Dia dos Namorados chegando de acordo com dados das Estatísticas do Registro Civil -- Divórcios 2020, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, Nordeste e Sul são as regiões do Brasil com os casamentos mais duradouros. Segundo a pesquisa, o tempo médio de duração de um casamento antes do divórcio caiu no Brasil de quase 16 anos (15,9) em 2010 para pouco mais de 13 anos (13,3) em 2020. No Sul e Nordeste do país, essa média é de 14,7 anos e 14,2 anos, respectivamente.
 

DESAPEGO
Quando o relacionamento termina, o que fazer com os presentes do ex? Eis que o Parque Shopping Belém veio com uma ideia genial: a “Loja do Ex”. A ideia é incentivar o desapego em prol da solidariedade. A loja vai receber objetos de ex-namorados que serão doados ao Movimento de Emaús. Quem quiser desapegar e esquecer de vez as lembranças do ex, tem até o dia 30 de junho para se desfazer dos ex-presentes. A Loja do Ex funciona das 10h às 22h, no piso 1 do shopping.
 

Maniçoba por Marcelo Lelis. (Marcelo Lelis.)

AUTÊNTICA GASTRONOMIA AMAZÔNICA
Tá reconhecido: maniçoba e pato no tucupi são patrimônios culturais imateriais do Pará. O reconhecimento veio com as leis estaduais nº 9.601/2022 (maniçoba) e nº 9.606/2022 (pato no tucupi), que foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no mês de maio, sancionadas pelo governador Helder Barbalho e publicadas no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 06. 
 

 

CINEMA DE RUA EM CANAÃ
Nesta quinta-feira, 09/06, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás exibirá o filme “O Menino e o Mundo” para estudantes da escola municipal Luiz Carlos Prestes, no Assentamento Nova Jerusalém. A atividade faz parte do projeto Cinema na Rua, que leva a sétima arte para praças e escolas públicas no município. A animação brasileira é dirigida por Alê Abreu e conta a história de um menino, que sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.
 

Kalynka Cruz-Stefani por Fábio Costa. (Fábio Costa.)

LANÇAMENTO LIVRO 
Quem acaba de lançar livro é a escritora e professora-pesquisadora Kalynka Cruz-Stefani. O lançamento de “Amor Complexo e o ciberespaçolivro”, da Cia das Letras e Cores, foi nesta quarta, 08, no Ná Figueiredo. Com prefácio de Lucia Santaella, a obra discute uma forma de amor tão necessária na luta contra o ódio nas redes sociais digitais: o Amor Complexo. O livro é uma adaptação de parte da tese de doutorado defendida em Paris na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), resultado de pesquisa realizada na EHESS e na Sorbonne, Paris V.
 

Tom Cruise em 'Top Gun Maverick'. (Divulgação.)

TOP GUN
O novo filme “Top Gun: Maverick” já ultrapassa dois milhões de espectadores no país, faturando R$ 46 milhões nas bilheterias nacionais em apenas dez dias de exibição.  Com este número, o longa estrelado por Tom Cruise é o maior circuito de estreia nacional da Paramount Pictures e o maior circuito de um filme do ator no Brasil. Nos Estados Unidos, segundo a Comscore, o valor acumulado para o segundo final de semana de exibição foi de US$ 86 milhões, tornando o filme a terceira maior bilheteria do ano em terras americanas.
 

Grupo Komedia Produções em momento de ensaio do musical. (Divulgação)

AMOR EM VERMELHO
Com direção de Rafaela Caetano e Gabriela Burlamaqui, o grupo Komedia Produções apresenta em agosto o musical "Amor em Vermelho - O Musical". Os ensaios estão a todo vapor para o espetáculo que é baseado na adaptação de "Moulin Rouge - The Musical", da Broadway. 
 

Médice e Paulo Lavareda por Marcio Nagano. (Marcio Nagano.)

MEDICILAND
Quinta é dia de Mediciland e nesta semana, o nosso especialista em comidinhas vai apresentar o Piros Food, empreendimento especializados em hamburguers regionais. O Piros fica no bairro de Fátima e é comandado pelo chef Paulo Lavareda. Você confere a matéria completa no oliberal.com/receitas/mediciland.
 

Still UYRA The Rising Forest. (Divulgação)

ERRATA
Na segunda, 06, publicamos uma matéria sobre a participação do documentário “Uýra - A Retomada da Floresta” no mais importante festival LGBTQIA+ do mundo: o 46th Frameline International Film Festival. Na matéria, falamos que Uýra, entidade híbrida amazônica vivida pelo artista trans indígena e biólogo Emerson Pontes, se declara da etnia Munduruku. Erramos: Uyra Sodoma não se declara de etnia Munduruku. 
 

 

 

Palavras-chave

Égua do Babado!
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!