CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diego Santos

Marketing Digital

Publicitário, especialista em Comunicação em Redes Sociais e trabalha com Marketing Digital desde 2010.. Sócio da Arena Vindi, executivo de contas em O Liberal e diretor do CONJOVE. Morou em São Paulo, onde trabalhou no Portal UOL, Carsale e Sucursal de O LIberal. Professor do Cesupa e Estácio IESAM; possui certificações em Inbound Marketing (Resultados Digitais) e SEO (Agência Mestre).

Dicas de como não usar o Facebook

Diego Santos

O Facebook anunciou saber, através do famigerado algoritmo, a quantidade de tempo que você gasta olhando para as coisas na rede (leia aqui em inglês), portanto, esse já é um bom motivo para reavaliar hábitos da sua empresa na plataforma de rede social na internet de Mark Zuckerberg. 

Já sabemos sobre o risco de se perder navegando no feed de notícias pessoal e como isso pode ser ruim para a produtividade, certo? Mas o que você pode não perceber são as formas que a SUA EMPRESA está desperdiçando tempo na rede.

E quando o assunto é a fanpage da sua empresa, tempo desperdiçado pode representar oportunidades de negócios perdidas. 

Para evitar quaisquer obstáculos potenciais à sua produtividade no Facebook, hoje vamos falar sobre o que as pessoas que cuidam da sua fanpage NÃO devem fazer. 

1- Postar as fotos do Instagram no Facebook sem contexto

Aqui está um processo de pensamento que pode soar familiar: Instagram é uma plataforma excelente para criar belas imagens. Ele é parte do Facebook. Então, eu deveria repostar todas as minhas fotos do Instagram automaticamente na minha página do Facebook, certo? Errado. Mesmo que isso possa parecer uma técnica de economia de tempo para deixar automaticamente a mesma atualização para várias redes, que poderia custar-lhe chegar em ambas as redes. Para começar, o perfil da sua marca no Instagram e fanpage podem (e devem) ter diferentes finalidades, por isso, o conteúdo de uma pode não encaixar bem na outra. Seu público nas redes também pode ser drasticamente diferente, então o que vinga com seus seguidores do Instagram pode não dar muito certo no Facebook. Se você deseja reutilizar uma foto, certifique-se de fornecer contexto suficiente para que ela faça sentido em todas as redes.

2- Links de vídeos de outras redes

Subir vídeos diretamente no Facebook já é um recuso conhecido por todos, certo? Se você tiver a oportunidade, faça o seguinte teste: poste um link do Youtube de um vídeo seu e horas depois (ou antes) suba o mesmo vídeo diretamente na sua fanpage. No dia seguinte, compare o alcance de cada postagem. Tenho certeza de que, se não houver patrocínio em nenhum dos posts, o vídeo que você subiu direto terá atingido mais pessoas. Muito mais. E não é só isso! Vídeos diretos aumentam o tempo de interação do fã com sua marca e podem ser usados como anúncios para aumentar sua base de membros no canal ou levar mais pessoas ao seu site. Resumindo: se você “joga“ links do youtube em sua fanpage, apenas pare!

3- Entrar na briga com haters e clientes enfurecidos

Você pode ter telefone de SAC, e-mail para atender diretamente seus clientes mas sempre haverá quem ignorará esses canais e irá tentar contato direto via Facebook. Se um cliente insatisfeito fizer comentários em um post seu, responda rapidamente e chegue até eles através do inbox da própria plataforma. Aconselho a sempre começar e terminar qualquer conversa comum só na plataforma. Nada de “envie sua reclamação para reclame@naovouler.com.br“. Fique longe de quaisquer comentário ou post negativo no Facebook sobre marcas concorrentes. É importante estar ciente dessas conversas, mas participar delas não é necessário, especialmente se nenhuma das alegações negativas sejam fundamentadas. Você se arrisca a fazer mais danos à sua reputação on-line se você se envolver em polêmicas da sua concorrência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
OFF Diego Santos
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!