Diego Santos

Marketing Digital

Publicitário, especialista em Comunicação em Redes Sociais e trabalha com Marketing Digital desde 2010.. Sócio da Arena Vindi, executivo de contas em O Liberal e diretor do CONJOVE. Morou em São Paulo, onde trabalhou no Portal UOL, Carsale e Sucursal de O LIberal. Professor do Cesupa e Estácio IESAM; possui certificações em Inbound Marketing (Resultados Digitais) e SEO (Agência Mestre).

8 erros comuns que você deve evitar ao gerenciar o Facebook

Posts muito promocionais, imagens de baixa qualidade... Conheça os erros e saiba como evitá-los

Diego Santos

Gerenciar as redes sociais pode ser uma tarefa fácil, mas nem tanto, principalmente quando há costantes mudanças nas plataformas. Sendo assim, vamos discutir um pouco sobre os erros mais comuns que gestores precisam evitar, mais precisamente o Facebook.

Vamos lá às nossas 8 dicas do que NÃO fazer:

1 - Posts excessivamente promocionais

De acordo com algumas mudanças do Facebook, eles irão reduzir os posts excessivamente promocionais dos feeds de notícias dos usuários. Isso se deu após uma pesquisa,  na qual as pessoas diziam preferir ver mais posts de seus amigos e páginas que curtem e menos conteúdo promocional. Afinal, o que é um post excessivamente promocional? Então, são posts que só sabem incentivar as pessoas a comprar um produtor ou instalar um aplicativo, anunciando promoções e sorteios sem contexto. A melhor solução para isso é deixar para fazer promoções através do Facebook Ads.

2 - Não usar o Facebook para conhecer mais sobre o seu público

Não há nenhuma desculpa para não aproveitar de tudo o que o Facebook oferece. Na sua fanpage você encontrará “Informações”, essa opção irá ajudar você a entender a quebra demográfica do seu público e seu conteúdo. Aconselho a navegar pelas seções e tentar entender quais horários o seu publico está mais ativo e quais publicações deram mais certo. 

3 - Não responder os comentários em sua página

Uma das melhores maneiras de construir um relacionamentos significativos no Facebook é se envolvendo com o seu público. Responda a todas as mensagens e comentários, mesmo se houver algo negativos. Tenha em mente que cada comentário negativo é uma oportunidade de aprender mais sobre o seu produto e, possivelmente, transformar um crítico em cliente.

4 - Postando demais

Sabemos que quer manter seu público envolvido, mas não precisa encher seu feed de notícias. Pense: "menos é mais". Em vez de postar o tempo todo, poste menos com conteúdos mais atraentes. Se você já tem a ideia geral de quais conteúdos irá postar, monte um calendário. Isso lhe ajudará a ter posts mais consistente, de alta qualidade, bem escritos e peças de alto desempenho.

Mas atente que um calendário de conteúdo inclui o tipo de conteúdo que pretende publicar, quantas vezes, quem é o público-alvo e como você vai promovê-lo.

5 - Não postar imagens de alta qualidade

O visual de sua página é o que chama atenção do seu público, então, certifique-se de que postará imagens de alta qualidade.

6 - Não ter um perfil concluído

Como qualquer negócio on-line, seu perfil deve estar o mais completo possível. Isso inclui foto da capa, uma história da empresa concisa, a URL do site, localização e número de telefone. 

7 - Formato errado dos posts

Com tantas plataformas sociais, fica fácil misturar as opções de uma em outra, mas é importante lembrar que não é preciso incluir “@” nas postagens do Facebook para mencionar pessoas, mas pode incluir hashtags. Além disso, as postagens no Twitter são curtas, então tenha isso em mente ao postar no Facebook, isso ajuda a ter conteúdos mais concisos e de fácil entendimento. Outra coisa a considerar, inclua apenas um link de call-to-action, pois colocando mais de um, o seu objetivo acaba ficando confuso.

8 - Não responder a mensagens privadas

Tal como responder aos comentários em sua página, mensagens privadas também são importantes. Só porque a comunicação não está acontecendo aos olhos de todos, isso não significa que você tem que ignorar seus clientes, por isso responda-os o quanto antes, e se eles têm algum problema, encontrar uma solução.

Diego Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!