Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Tarantino, Mostra de Cinema Italiano, inédito filme sueco e clássico dos anos 1970 são os destaques

Marco Antonio Moreira

Era uma vez em Hollywood (2019)

Depois do excelente “Os Oito Odiados” (2015), filme que o diretor retornou à sua melhor maneira de fazer cinema, Quentin Tarantino chega ao circuito com o badalado “Era uma vez em Hollywood”. Com elenco de famosos como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Al Pacino, Tarantino teve sua nova obra lançada no Festival de Cannes com repercussão dividida entre os que gostaram ou não de sua visão nostálgica/moderna sobre a Hollywood do final dos anos 1960. Quentin Tarantino está mais violento, mais inspirado, mais cinéfilo ou mais do mesmo? Espero que melhor que em equívocos como “Kill Bill” ou “À Prova da Morte” ou superior aos seus melhores filmes: “Cães de Aluguel”, “Pulp Fiction” e” Jackie Brown”. Vale conferir!

Onde: Diversas salas

Mostra de Cinema Italiano

A cinematografia italiana é uma das maiores da sétima arte. Cineastas como Federico Fellini, Roberto Rosselini, Ettore Scola, Ermano Olmi, Vittorio De Sicca, entre outros, dignificaram o cinema com obras maravilhosas. Nas últimas décadas, poucos filmes italianos mantiveram a qualidade desta cinematografia. Mas sempre é tempo de se renovar talentos e inspirações sobre as produções italianas. A mostra de cinema italiano é uma maneira de se atualizar com o melhor do novo cinema italiano. A versão de 2018 teve bons filmes e tudo indica que este ano teremos ótimas produções. É importante prestigiar esta mostra que nos traz outros olhares cinematográficos.  

Onde: Cine Líbero Luxardo

Algo a Romper (2014)

O cinema Olympia lança filme sueco inédito em parceria com a Embaixada da Suécia. A cinematografia deste país é rica com artistas como o mestre Ingmar Bergman. Mas, filmes inéditos são raros no Brasil em um mercado de exibição que prioriza produções que podem fazer sucesso de público. Por isso, merece atenção este filme que foi realizado em 2014 e provocou boas críticas internacionais. “Algo a Romper” foi exibido nos festivais de Rotterdã, Tribeca e Göteberg no ano de seu lançamento e chamou atenção pela história de um personagem disposto a assumir sua verdadeira identidade transexual.

Onde: Cinema Olympia

Horários: Terça a sexta-feira às 18h30; sábado, domingo e feriado: 16h30

Entrada franca

Ensina-me a Viver (1971)

Um clássico de uma década que ainda precisa ser redescoberta pelo cinéfilo, os anos 1970. O diretor Hal Ashby, realizador de “Amargo Regresso” (1978) e “Muito Além do Jardim” (1979) nos traz uma história de amor à vida e respeito à dignidade humana. Uma senhora e um jovem se encontram e trocam idealizações sobre a vida. Ela, otimista. Ele, sempre próximo da morte. O final é uma alegoria sobre a alegria de viver, sempre. Com canções belíssimas de Cat Steven, esse filme permanece inevitavelmente no coração do espectador depois da sua exibição, para sempre. Vale revisão.

Onde: Cine Sindmepa (Sindicato dos Médicos do Pará)

Endereço: Travessa Boaventura da Silva, entre Avenida Generalíssimo Deodoro e Travessa 14 de Março

Horário: 19 horas

Entrada franca

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!