Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Nova animação da Pixar nos cinemas

Marco Antônio Moreira

A Pixar Animation mudou a história do cinema de animação a partir dos anos 1990. Outras perspectivas de produção e concepção surgiram a partir de filmes como "Toy Story", "Vida de Inseto", "Wall-E", "Um – Altas Aventuras" e "Monstros S/A". A Pixar conseguiu equilibrar alta qualidade de forma (animação) e conteúdo (roteiro) em seus filmes e criou um padrão de qualidade que é reconhecido por grande parte do público e crítica. E a cada lançamento de nova produção cria-se uma boa expectativa sobre o que pode ser proposto pela equipe Pixar. "Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica" é seu novo lançamento que tem estreia internacional em Março. O filme mostra a história de dois irmãos elfos, Ian e Barley Lightfoot, que recebem uma varinha mágica para ressuscitar seu pai por um dia, mas o feitiço não funciona como esperado e o pai regressa apenas da cintura para baixo, deixando os adolescentes com um par de calças que "falam" e tem que encontrar outro objeto mágico para convocar a outra metade do pai. A partir desta situação, segundo críticos que assistiram ao filme, o roteiro consegue criar entretenimento e reflexão sobre a relação dos irmãos com pai falecido, entre outras questões. A versão original tem as vozes de Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Tom Holland (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) e Octavia Spencer (A Forma da Água). Com direção de Dan Scanlon e produção de Kori Rae, equipe de "Universidade Monstros" (2013), "Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica" é o melhor lançamento do circuito comercial. Vale conferir!

"Doutor Sono" não agradou muitos espectadores e críticos quando foi lançado nos cinemas em 2019. A expectativa era muito grande sobre a sequência da história de "O Iluminado". Com boas ideias que não tem continuidade na versão lançada nos cinemas, "Doutor Sono" teve lançamento da versão do diretor em dvd/blu-ray com maior duração (3h) que apresenta melhor resultado final de sua narrativa.

O Canal Brasil exibe uma série sobre Milton Nascimento e o Clube da Esquina que apresentou momentos mágicos de bela música. Milton comprova seu talento a cada canção. Milton é música ("ele não é desse mundo") e acompanhado de músicos e compositores brilhantes evidência um talento incomparável na história da música. Parabéns ao Canal Brasil pela exibição!

O filme "O Sorriso de Monalisa" (2003) de Mike Newell será exibido no domingo, dia 08/03, no cinema Olympia nas comemorações do dia internacional da Mulher. O filme mostra a história da professora Katharine Watson (Julia Roberts) que consegue emprego em um conceituado colégio para lecionar aulas de História da Arte e tentará estimular as alunas para novos desafios além das regras impostas pela sociedade para as mulheres. O filme será exibido em uma sessão única às 16h30m. Entrada franca.  Viva o dia internacional da Mulher!

O cinema Olympia completará 108 anos de fundação em Abril. Uma mostra em homenagem ao cineasta Federico Fellini faz parte da programação de aniversário do cinema mais antigo do Brasil em funcionamento.

O cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) vai homenagear diversos artistas em sua programação de 2020. Filmes de Tsai Ming-Liang, Serguei Parajanov, Claire Dennis, Lina Wertmuller, Margeherite Von Trotta e Nagisa Oshima  estão agendados.

AGENDA

Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes)

Dia 16/03 - "Das Tripas Coração" (1984) com Dina Sfat e Antonio Fagundes. Homenagem à cineasta Ana Carolina. Sessão às 19 h. Entrada franca.

Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem)

Dia 26/03 – "Os Boas Vidas" (1953) de Federico Fellini. Com Alberto Sordi e Franco Fabrizi. Sessão às 18h. Entrada franca.

Cine Líbero Luxardo

Até dia 11/03 – "Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível" e "Você não estava aqui" de Ken Loach.

Cinema Olympia

Até dia 11/03 - "O Amor chega Tarde" de Jan Cschutte. Com Rhea Perlman, Barbara Hershey e Lee Wilkof.  Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
Dia 08/03 - "O Sorriso de Monalisa" (2003) de Mike Newell. Com Julia Roberts e Kirsten Dunst. Homenagem ao dia internacional da Mulher. Sessão única às 16h30m. Entrada franca.  

Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) (Casa das Artes)

Dia 31/03 - Palestra sobre a obra do cineasta italiano Federico Fellini. Ação comemorativa do centenário de Fellini. Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas.

Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)

Dia 10/03 – "Cabo do Medo" (1962) de J. Lee Thompson. Com Gregory Peck e Robert Mitchum. Sessão às 19 h. Entrada franca.

ESTREIAS

"Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica"

"Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível" (Cine Líbero Luxardo)

"O Amor chega Tarde" (Cine Olympia)

"Jexi: Um Celular sem Filtro"

"A Hora de sua Morte"

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!