Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Cinema em casa

Marco Antônio Moreira

O circuito comercial e alternativo está sem exibições em decorrência da grave questão de saúde pública mundial e entendo que é indispensável mantermos o vínculo com o cinema como meio de esperança de que, em breve, tudo será melhor.

Pesquisei alguns filmes que podem ser assistidos no YouTube e que merecem atenção. São filmes que colaboram com reflexões interessantes para este momento difícil. Agende uma sessão de cinema casa e acredite na força da vida, da arte, do Cinema. 

Fique em casa! Boa sessão! Na próxima semana indicarei filmes que estão disponíveis na Netflix.

Indicações para sessão de cinema - YouTube:

"O Ovo da Serpente" (1977). Berlim, novembro de 1923. Um trapezista judeu tenta sobreviver sem compreender as transformações políticas de seu país. Um filme de Ingmar Bergman.

"Andrei Rublev" (1966). A vida de Andrei Rublev, grande pintor de ícones da Rússia do século XV, com reflexões sobre política, fé e religiosidade. Um filme de Andrei Tarkovski.

"O Jarro" (1992). Um problema se inicia quando o jarro que serve para guardar água para os alunos da escolinha local trinca em uma aldeia iraniana. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema. Um filme de Ebrahim Foruzesh.

"Tempos Modernos" (1935). Um operário de uma linha de montagem tenta sobreviver, mas se envolve em diversas confusões. Uma obra-prima de Charles Chaplin.

"Lanternas Vermelhas" (1992). Em 1920, uma jovem universitária chinesa é forçada a se casar com um homem mais velho depois que sua mãe morre e sua tia não tem mais dinheiro para custear seus estudos. Ela terá que reagir a um mundo de intrigas e domínio masculino. Um filme de Yimou Zhang.

"Asas do Desejo" (1987). Dois anjos caminham por Berlim e observam a beleza e sofrimento dos seres humanos. Mas um deles se apaixona por uma trapezista e deixará de ser imortal para se tornar humano e conhecer o amor. Um filme de Win Wenders.

"Vergonha" (1968). Um casal que se declara apolítico vive isolado em uma ilha em meio a uma guerra civil. Mas suas vidas alienadas mudarão quando um grupo de soldados invade a ilha e eles terão que suportar os horrores da guerra. Um filme de Ingmar Bergman.

"Expresso para o Inferno" (1985). Dois prisioneiros conseguem fugir de uma penitenciária de segurança máxima localizada no Alasca, mas são perseguidos implacavelmente pelo diretor do presídio. Baseado em um roteiro do mestre Akira Kurosawa. Um filme de Andrey Konchalovsky.

"Danton: O Processo da Revolução" (1982). Fatos sobre a revolução francesa são apresentados por meio de conflitos entre Danton e Robespierre, dois importantes nomes deste processo histórico. Um filme de Andrzej Wajda.

"Se..." (1968). Um jovem estuda em escola pública inglesa conservadora e lidera um grupo de alunos contra seu opressor sistema educacional. Um filme de Lindsay Anderson.

"Os Palhaços" (1970). Documentário que valoriza a história do universo circense em especial a dos palhaços. Um filme de Federico Fellini.

"Limite" (1930). Três personagens perdidos em um barco à deriva no oceano relembram suas vidas. O melhor filme brasileiro de todos os tempos de acordo com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE). Um filme de Mário Peixoto.

"Nove Rainhas" (2000). Dois ladrões estão prestes a dar o golpe de suas vidas em um milionário espanhol. Mas certamente não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro. Um filme de Fabián Bielinsky.

"Dogville" (2000). 1930. Dogville é um lugarejo que tem seus hábitos e comportamentos estabelecidos pela pequena população. Mas a chegada de uma desconhecida revelará o lado sórdido dos habitantes. Um filme de Lars Von Trier.

"Rock Brasília - Era de Ouro" (2011). Documentário nacional sobre a trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80 incluindo Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Um filme de Vladimir Carvalho.

"Em um Mundo Melhor" (2011). Um médico trabalha em um campo de refugiados na África e divide seu tempo livre em sua casa na Dinamarca, mas seu filho mais velho sofre com a perseguição de um aluno no colégio. Um filme de Susanne Bier.

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!