Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Voto na AP, Volta às aulas, Censura a MTV, Abaetetuba

bernardino santos
O espaço é de Robéria Gamma, que entra para o quadro da “Bela do Verão”, em foto assinada por Fábio Pina, especial para a coluna. 

VOTO NA AP

Wilsinho Figueiredo e Paulo Storino disputam hoje a eleição para a presidência da Assembleia Paraense. Pela primeira vez na história do clube os associados vão utilizar a tecnologia da internet, para o voto virtual.

A votação terá início às 9 horas da manhã, com as urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

CENSURA A MTV

vai ter de explicar ao MP de São Paulo sobre os cortes dos momentos de intimidade entre os participantes homossexuais do “De Férias com o Ex”.

ABAETETUBA

Jovens de Abaetetuba que vinham estudar no seminário da Diocese, em Belém, na avenida Perimetral, aguardam nas vilas e povoados o sinal verde do bispo que, por seu turno, aguarda o aconselhamento da OMS.

MURURÉ Só agora os mururés começam a se dispersar no rio Amazonas, nas imediações da cidade de Portel, que, desde junho, viu rebrotar em quantidade, fazendo o que o poeta Ruy Barata cantou: “esse rio é minha rua, minha e tua mururé”

VOLTA ÀS AULAS

Vou repetir minha opinião. Por uma questão de segurança, as aulas, nas diversas redes de ensino, só devem voltar em 2021. É melhor perder o ano do que o filho. 

AMBIENTE

Estão frondosas as árvores que o preservacionista Camilo Vianna plantou no terreno da Federação Educacional Infanto-Juvenil, em plena avenida Magalhães Barata, e que virou um bonito bosque e, agora, além da sombra, tem uma mostra bonita de madeira de lei da nossa região.

DEVOÇÃO

São Benedito, o santo de maior prestígio no devocionário popular dos paraenses, terá suas festividades canceladas pelos prefeitos de Cametá, Gurupá e Bragança e de outros municípios. A maior de todas é a de Bragança, com a Festa da Marujada, em dezembro.

PAISAGEM

No bairro do Marco, onde há canal que enche com as chuvas, a comunidade plantou arbusto com flores brancas, pés de goiaba, manga e ingá que mudou a paisagem da área. Agora, os moradores aproveitam a área para amenizar o calor e, nas sombras das tardes, prosear degustando as frutas do canal.

CRISPIM

A praia do Crispim, no município de Marapanim, própria para o kitesurf, tem atraído muitos veranistas, graças à fartura de água doce dos poços artesianos abertos quando dos Jogos Indígenas, promovidos no passado pela Seel, quando Amaro Klautau era o titular da secretaria.

VITRINE

- O ano vai passando e a Capela Pombo continua se deteriorando, sem restauração. Dizem que o Iphan ainda não liberou o início das obras.

- Para manter a forma e a saúde, Francy e Alcyr Meira retomaram as atividades físicas fazendo caminhadas matinais, dentro do condomínio onde moram.

- A notável Marília Mattos Winker ganha idade nova hoje, mas sem comemoração. Daqui vão os parabéns.

- Bom dia à arquiteta Thaís Zumero Toscano, leitora da coluna, logo cedo, no café da manhã.

- Jéssica Souza e Manoel Campo assinam o cartaz da festa de Nossa Senhora do Remédio que, este ano, será virtual. O trabalho foi livremente inspirado em Anita Malfatti.

- Antecipo o meu abraço para o meu amigo Raymundo Mário Sobral, que ganha idade nova amanhã. Parabéns, amigo!

- Quem está voltando à academia é o filósofo e professor Ernane Chaves. Mens sana in corpore sano.

- Lamentável a fake news sobre a morte da professora Norma Sá. Brincadeira, se é que se pode chamar isso de brincadeira, de péssimo gosto. Norma está esbanjando saúde.

- Therezinha de Jesus Pinheiro trocou de idade e recebeu carinho da família, em casa.

- O casal Olinda e Mário Cláudio Tavares está de quarentena com a família em sua casa de veraneio em Mosqueiro.

- O prefeito ACM Neto, de Salvador, Bahia, já cancelou o carnaval baiano de 2021.

- Cantinho da poesia: “De olhos perdidos na extensão das águas, pensando nas minhas mágoas, longe de ti, julguei pequeno o céu, o mar, o firmamento e o ar sereno”. (Rodrigues Pinagé).

- Seja prudente, evite aglomeração. Cuide-se. 

 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!