Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

O casal Eulina e José Ramos completou 65 anos de casamento

Bernardino Santos

VITRINE

  • O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, retoma amanhã, às 17 horas, na sede provisória da instituição, a “Casa das Artes”, as reuniões com os “imortais”.
  • O padre Ivan Conceição vai presidir, na próxima sexta, às 9 horas, a Missa do Mandato, que abre a programação do Círio 2019 da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
  • Roselena Peres, que lê esta coluna em Paris, onde reside, aniversaria hoje e comemora a data em família. Ela é filha de Gracinda e Gerson Peres.
  • Sonaly e João Carlos Oliveira começaram a receber reservas para o almoço de domingo do Círio, com direito à vista privilegiada da chegada da romaria e da missa no altar da Praça Santuário.
  • O prefeito Zenaldo comanda amanhã, em Outeiro, a cerimônia cívica do Dia da Raça.
  • Os amigos de Chris e Adilson Serrão estão preocupados. O furacão Dorian deve passar pertinho de onde eles moram.
  • O tradicional chá das 5 vai entrar na rotina da famiglia D’Itália. Amanhã, um sommelier de chá abrirá a programação.
  • Bom dia para o amigo Sérgio Galvão, cônsul da França entre nós e leitor desta coluna, na hora do café da manhã.
  • Por hoje, caríssimos, o que há. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui, Interinamente, é claro. João Carlos Pereira.

MEDICINA AMAZÔNICA

A Universidade do Estado entregou à comunidade acadêmica um livro interessantíssimo: “ A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas Afins”, organizado pela professora Rosineide da Silva Bentes e promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva, do campus da Uepa, em Santarém.

A obra recupera um mundo de conhecimentos sobre saúde proveniente de benzedeiras, pajés, “consertadeiras”, parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia, coisas do tipo “tirar o quebranto”, “fazer uma reza”, “botar uma junta no lugar” ou simplesmente utilizar chás para a cura de enfermidades.

BALÉ

Cícero Gomes, do staff de primeiros bailarinos do Municipal do Rio de Janeiro, irá se apresentar no Theatro da Paz ao lado de Manoela Roçado, no Fida 2019, em outubro. Ao longo do festival internacional de dança, ele irá ministrar duas oficinas de balé clássico: intermediário e juvenil.

JN 50

Os 50 anos do Jornal Nacional estão servindo para mostrar ao Brasil (e ao mundo), um painel muito bem construído de tudo que aconteceu de relevante nas últimas cinco décadas e foi noticiado por ele. São matérias obrigatórias. Quem vai fazer Enem, sobretudo, não pode perder.

PESQUISA

A Universidade Federal do Pará acaba de integrar a Rede de Cooperação Internacional do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, da França. O grupo reúne pesquisadores de dez instituições de ensino e pesquisa da França, da Argentina e do Brasil, o que facilita a mobilidade de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores das áreas de Meio Ambiente, Agricultura e Alimentação.

 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!