Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

História, homenagem e cinema africano

Bernardino Santos

CINEMA AFRICANO 

A Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Aliança Francesa e o Cine Olympia, realiza, até o dia 20, a III Semana do Cine Africano, no Cine Olympia, como parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima quarta. 

SALINAS 

O Governo promete, para até fevereiro, a conclusão do novo aeroporto de Salinas, com capacidade para receber aviões com até 80 passageiros. Vai bombar, com certeza, porque o chique, agora, vai ser ir para o Sal de avião. 

TRIBUNAL AZUL 

Lâmpadas azuis iluminam a fachada externa do Tribunal de Justiça do Estado, numa referência luminosa ao novembro azul. 

HOMENAGEM 

Desde ontem que, oficialmente, a unidade Almirante Barroso do Cesupa, onde funciona o curso de Medicina, pasoua a se chamar “campus” professor João Paulo do Valle Mendes, em homenagem ao criador da instituição. 

ASFALTO 

Depois da 14 de Março, asfaltada e, toda a sua extensão, chegou a vez da Almirante Barroso ganhar nova pavimentação asfáltica.

HISTÓRIA 

Num dia como hoje, em 1946, circulava, pela primeira vez, o jornal O LIBERAL. Ele saiu à tarde, por volta de 16 horas, e era o órgão oficial do PSD, partido de Magalhães Barata. Seu primeiro dono foi o general Moura Carvalho, que o passou para Magalhães Barata. 

  • Com a morte de Barata, em 1959, voltou para Moura Carvalho, que o vendeu para Ocyr Proença, que o vendeu para o empresário e jornalista Romulo Maiorana. Desde então, o jornal pertence à mesma família, que deu a ele uma nova dimensão, inaugurando uma nova fase na imprensa do Pará e transformando-o num veículo sólido e com larga credibilidade. 

MEMÓRIA

Das poucas pessoas que viram O LIBERAL circular, uma ainda está viva e traz a data na memória: o advogado Avertano Rocha, que, passeando com o avô, viu que ele adquiriu e levou para casa um exemplar. 

BRINQUEDOTECA

Os cerca de 40 pacientes infantis que frequentam o Hemocentro Regional de Santarém vão poder usar a brinquedoteca, que acaba de ser inaugurada naquela unidade.

VITRINE

  • O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito do Ministério Público Militar, em solenidade realizada em Brasília. 
  • A jovem Larissa Carneiro Coutinho Caetano aniversariou e ganhou o carinho de amigos e familiares Adonis Arouck não conseguiu tirar do rosto o sorriso de felicidade. Nasceu Thomás, seu primeiro neto, filho de Tayane e Kauê Arouck. 
  • A pedido da presidente Anaíza Vergolino, Paula Andrea Kaluf Rodrigues proferiu palestra sobre os aspectos arquitetônicos e artísticos do Solar do Barão do Guajará, como formação para os estagiários do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. 
  • Fafá é a convidada de Tito Barata, na mais nova edição do Papo no Tucupi. 
  • Damea Gorayeb Fonseca, esposa do acadêmico e diácono José Wilson Malheiros da Fonseca, trocou de idade e comemorou a data em família. 
  • D. Alberto preside hoje, a partir das 8 horas, no Centro de Cultura da Arquidiocese, o Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas”. 
  • Bom dia para a professora Maísa Tobias, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. 
  • Bianca, Ana Celeste e Waldemar Franco fazem temporada no Chile, que está em pleno verão e, ainda assim, faz frio. 
  • O “chef” Elias Chamié aniversaria hoje e comemora a data em São Paulo, onde reside e brilha, na área da gastronomia. Felicidades, Elias. 
  • Por hoje, o que temos. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Por enquanto, é claro. João Carlos Pereira
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS