Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

BEABÁ COM BEL

Por Bel Soares

Coluna assinada por Bel Soares que é Comunicóloga por formação e paixão, especialista em Comunicação Humanizada, atuante na Assessoria de Marcas Pessoais e colunista e podcaster do Beabá com Bel. | belmsoares@hotmail.com

Você sabe criar pontes?

Bel Soares

A Comunicação é a base de todo relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. É através dela que construímos pontes ou provocamos verdadeiros abismos.

Se tudo comunica e se quase noventa por cento da leitura e percepção que o outro faz de nós vêm da comunicação não-verbal, me permitam dizer que o primeiro passo para a construção de uma ponte deve ser dado muito antes de sequer abrirmos a boca.

Já falei aqui o quanto o sorriso é convidativo e um excelente recurso que aciona uma espécie de sinal verde para aproximação do outro, não é mesmo? Sua postura corporal também emite sinais, tipo aquele braço cruzado, sabe? Ou mesmo um bocejo fora de hora. Tudo pode dar a percepção de interesse ou desinteresse. E tudo afeta diretamente na construção de uma ponte ou no insucesso desse objetivo.

Mas, digamos que você utilizou sinais a seu favor e foi feita a aproximação e a iniciação da conversa, pode-se considerar que foi construída uma ponte? Não, ainda não. Uma ponte só é estabelecida quando no fluxo da conversação prevalecem elementos como empatia, escuta ativa e confiança.

Tais elementos, muitas vezes, nem aparecem todos juntos num primeiro momento, porém, empatia e escuta ativa são essenciais desde o início de uma conversa e, a partir do fluxo dela, um grau de confiabilidade deve ser estabelecido para que se concretize a criação de uma ponte.

E uma ponte criada resulta em networking, algo imprescindível para sua jornada profissional ou mesmo numa amizade, algo imprescindível para a vida. Ou melhor ainda, em ambos, porque não?!?

Então, te pergunto: Você sabe criar pontes? Apenas se comunicar não quer dizer exatamente que você criou uma ponte. Você pode apenas ter passado uma informação adiante… Essa reflexão é importante, faça e, de coração, torço para que você seja um construtor de pontes e não de abismos!

Beabá com Bel
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BEABÁ COM BEL