CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

BEABÁ COM BEL

Por Bel Soares

Coluna assinada por Bel Soares que é Comunicóloga por formação e paixão, especialista em Comunicação Humanizada, atuante na Assessoria de Marcas Pessoais e colunista e podcaster do Beabá com Bel. | belmsoares@hotmail.com

Falar em propósito “de propósito"

Bel Soares

Antigamente, usávamos a palavra propósito para falar de objetivo, finalidade ou intuito. Depois, entrou para o vocabulário “corporativês” para designar a razão de ser do empreendimento ou o porquê da empresa existir. A partir disso, marcas pessoais também aderiram o uso e foram, de certa forma, “cobradas” a falarem de seu propósito (como se nós humanos, incríveis e falhos, pudéssemos resumir numa frase a razão que nos move).

O fato é que passou a ser comum ouvirmos ou nos depararmos nas redes sociais (e fora dela) com afirmações ou perguntas do tipo: ”Tenha um propósito", “Sem propósito, sem rumo" ou “Qual seu propósito?”. É tão frequente que na timeline do Instagram é de “doer a vista".

Eu concordo que, em qualquer área da nossa vida, se torna mais desafiadora quando não sabemos o que queremos. Porém, usar a palavra de forma exacerbada no vocabulário escrito, falado, nas redes sociais, nas reuniões, no happy hour me faz pensar que não existe de fato um propósito ali, mas sim um uso proposital da palavra para estar na “tendência” de empregá-la.

Talvez até uma maneira de se sentir pertencente a esse mundo que, detentor de um vocabulário super-hiper-mega-vasto, decidiu que “propósito" deve ser usado diariamente, rotineiramente, exageradamente, tipo o que fizeram com a palavra empatia sabe?

O fato é que não é o uso de tais palavras (seja propósito, empatia ou qualquer outra) que fazem a diferença e sim a prática.

Quando você tem um propósito, as pessoas percebem sem que você fale uma só palavra. Os sinais e significados que você carrega demonstram isso. Sua marca pessoal, que é seu nome e sobrenome, quando é bem gerida, consegue transmitir , de forma clara, seus valores, missões e propósito.

Aliás, anota aí (é do tempo da minha bisavó, mas nunca caiu em desuso): “Atos sempre valem mais que palavras”.
Vá viver seu propósito sem precisar ficar falando nisso “de propósito" por aí só para impressionar a turminha que tá apegada agora na sigla ESG sem nem sequer praticá-la.

Pense nisso e até a próxima! 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Beabá com Bel
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BEABÁ COM BEL