Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

BEABÁ COM BEL

Por Bel Soares

Coluna assinada por Bel Soares que é Comunicóloga por formação e paixão, especialista em Comunicação Humanizada, atuante na Assessoria de Marcas Pessoais e colunista e podcaster do Beabá com Bel. | belmsoares@hotmail.com

Branding Pessoal junto e misturado no Employer Branding

Bel Soares

Employer Branding ou, na tradução literal, Marca Empregadora é uma estratégia que consiste em ações para que uma marca corporativa seja atrativa como entidade empregadora. Ou seja, de se tornar uma empresa desejada para trabalhar e, assim, reter os talentos que já fazem parte do seu quadro e atrair talentos que não fazem.

Um bom ambiente de trabalho, benefícios tangíveis e intangíveis, a forma como é desenhado o plano de carreira, humanização dos processos, dos líderes e dos gestores, estão entre alguns dos pontos que fazem parte do combo que leva uma marca corporativa a figurar entre as empresas mais desejadas e conceituadas quando o assunto é reputação positiva no cenário mercadológico. E basta uma voltinha no LinkedIn pra ficarmos a par disso.

E como agregar mais valor na estratégia de Employer Branding? Aplicando o processo de gestão de marca pessoal, ou Branding Pessoal, nos colaboradores.

E antes de mais nada, entenda: “Investir na marca pessoal do funcionário não é prepara-lo para a concorrência”. A ideia aqui é pensar na marca corporativa concomitantemente com a do empregado. Acredite: todos saem ganhando!

Do lado do colaborador, caso ele ainda não se enxergue como marca (que é o que todos somos), ele vai passar a se enxergar como tal e reconhecer suas potencialidades e suas vulnerabilidades, o que lhe dará muito mais habilidade na hora de colocar em prática seus pontos fortes e diferenciais.

Do lado da empresa, ela passa a ter colaboradores muito mais engajados o que resulta em mais pessoas levando o nome da empresa de forma positiva por aí. Há quem chame isso de “advogados de marca”, “embaixadores de marca” ou “promotores de marca”, que são essenciais num time cheio de expertises e que tem orgulho de falar da empresa para além dos trâmites comerciais.

Não tenho a menor dúvida de que, a partir do momento em que o colaborador se entende como marca e faz a gestão disso, a marca da empresa em que está empregado se fortalece.

É válido lembrar que o mercado migrou do currículo para o indivíduo e na era em que cada milímetro do cérebro do cliente é disputado e a moeda forte é a atenção, nada como ter sua marca corporativa personificada em quem tem prazer de estar na sua equipe! 

Palavras-chave

Beabá com Bel
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BEABÁ COM BEL