CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

BEABÁ COM BEL

Por Bel Soares

Coluna assinada por Bel Soares que é Comunicóloga por formação e paixão, especialista em Comunicação Humanizada, atuante na Assessoria de Marcas Pessoais e colunista e podcaster do Beabá com Bel. | belmsoares@hotmail.com

Autoconhecimento sem moderação

Bel Soares

Um dia desses vi um vídeo do Arthur Bender, estrategista de marcas e criador do conceito de Personal Branding, onde ele dizia: “A ignorância sobre si mesmo, num primeiro momento, pode te acalmar, pois, quando você não se conhece, você se limita ao que tem”.

Não precisei ir muito longe para buscar exemplos que cabiam no que ele estava dizendo, eu mesma era o retrato daquilo. Antes de iniciar o meu processo de autoconhecimento, eu acreditava muito pouco no meu potencial, aliás, eu nem sabia qual era o meu potencial. E isso, de certa forma, me manteve numa zona de conforto que nada tem de confortável.

O que acontece é que quando a gente não se conhece, a gente não é capaz de identificar, muito menos de comunicar, quais os nossos talentos, habilidades e diferenciais. E isso “acalma” porque, ao não saber disso, você se acomoda, não se cobra, não se julga e se limita ao que tem.

Por muitos anos, eu achei que dentro da comunicação, por eu ter escolhido iniciar na rádio fazendo coberturas e reportagens sobre futebol, eu teria que fazer isso a vida toda. E quando meus olhos passaram a brilhar por outras vertentes, que também faziam parte do universo da comunicação, não achei que era pra mim ou que eu fosse capaz.

Entendi que eu, assim como todos os terráqueos, tinha um “LADO B”, tipo vinil sabe? Eu só não tinha parado para escutar. Dei um “start” no meu processo de autoconhecimento e foi (e continua sendo) a melhor coisa que fiz por mim.

A partir disso, a inquietação tomou conta de mim e pude enxergar as infinitas possibilidades que sempre estiveram ali, na comunicação e fora dela, e que eu era incapaz de tomar posse porque há de se ter autoconfiança pra se apoderar daquilo que se quer. E não tenho a menor dúvida de que só pude me tornar confiante quando me conheci, acolhi minhas vulnerabilidades e lapidei minhas habilidades.

Saí do esporte e fiz a transição para a área que eu gostaria e onde atuo há alguns anos. A diferença é que hoje tenho a convicção de que sou uma profissional com a confiança necessária para encerrar e iniciar ciclos dentro da mesma área ou não. Sei das minhas habilidades e sei usá-las a meu favor.

Tudo isso é fruto de autoconhecimento que eu indico a todos em doses altas e sem moderação!

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Beabá com Bel
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BEABÁ COM BEL