'Círio na História' amplia o conhecimento de estudantes

Victor Furtado
fonte

Alunos e professores da escola municipal Frederico Santos de Souza, do Distrito Industrial de Ananindeua, puderam participar do circuito "Círio na História". É um projeto da Vale, que coube na proposta de passeios educacionais do Programa O Liberal na Escola. Para muitos dos 40 estudantes, foi a primeira oportunidade de visitar as igrejas que participam do Círio e conhecer um museu.

No circuito, os estudantes e professores passaram pela Catedral da Sé, depois ao Museu do Círio, então ao Memorial do Círio e por fim à Basílica Santuário. Todo o passeio foi acompanhado por uma historiadora do projeto "Círio na História", que explicava o significado de cada lugar e símbolo. Alguns alunos, diz Vanda Cabral, diretora da escola, se emocionaram e até aproveitaram o momento para orar.

"Os alunos, com certeza, adquiriram novos conhecimentos e enriqueceram a própria cultura. Alguns nunca tiveram a oportunidade de visitar as igrejas ou de conhecer um museu. Conheceram a história do evento e ficaram encantados. Mesmo que alguns vivam em famílias religiosas, não conheciam tudo. Agradecemos à Vale e ao Programa O Liberal na Escola por essa experiência", comentou Vanda.

Alan Siqueira, coordenador pedagógico do Programa O Liberal na Escola, destaca importância de levar aos alunos conhecimentos sobre o Círio, patrimônio imaterial do Pará e cultural imaterial da humanidade. "Foi uma experiência diferenciada para o processo educacional, que agregou à proposta do programa de formar cidadãos críticos e conscientes", declarou.

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS