Estudantes revisitam a história do Círio

Atividade promovida pelo Grupo Liberal envolveu ontem jovens alunos do Sistema de Ensino Amazônia

João Paulo Jussara
fonte

Estudantes do 6º ano do Sistema de Ensino Amazônia participaram ontem do primeiro dia do circuito de visitas "Círio na História", um projeto de valorização do maior patrimônio cultural do povo paraense, o Círio de Nazaré, executado pelo Grupo Liberal com patrocínio da Vale. Os alunos visitaram a Basílica de Nazaré, o Espaço Memória de Nazaré, a Catedral Metropolitana de Belém e o Museu do Círio, onde tiveram contato com os principais símbolos culturais que representam a festa cristã.

O projeto nasceu com a missão de contribuir para a valorização e preservação do complexo cultural do Círio de Nazaré, além de disponibilizar e facilitar aos estudantes das redes de ensino pública e privada de Belém o acesso à informação e a imersão à cultura da maior manifestação cultural do estado do Pará. Serão 18 visitas realizadas por grupos de cerca de 40 alunos cada, de várias escolas da região metropolitana, até o final do mês de novembro.

Todo o processo de visitação aos prédios históricos é acompanhado pela historiadora Dayseane Ferraz, que trabalha com os alunos os conceitos sobre a origem da festa, o mito do achado da imagem pelo caboclo Plácido e a história dos símbolos que eternizaram o Círio como patrimônio cultural. "É importante trabalhar isso com as crianças, para que eles tenham a noção de valorização, de pertencimento, e de apropriação em relação a essa expressão cultural", destacou a profissional.

Durante o circuito foram abordados vários temas que ajudaram os estudantes a entenderem melhor o que é o Círio de Nazaré, como os hábitos alimentares, a cultura do miriti, o modo de pensar e de agir dos fiéis, a crença no sagrado e a diversidade dos grupos étnicos que compõem a Amazônia. "É um trabalho de extrema importância", afirmou Dayseane. Como a tradição é muito viva no estado do Pará, nesse contexto alguns grupos sociais, mesmo distantes, se esquecem um pouco da recuperação das origens dessa festa.

Para a professora Sistema de Ensino Amazônia, Renata Doria, o projeto possui uma grandeza única, pois aborda não só a questão religiosa, mas também o lado histórico e cultural do Círio de Nazaré. "Como foi a primeira vez que os alunos participaram de um projeto como este, foi uma oportunidade de eles verem o Círio de uma outra forma, fazendo essa ligação com a história da cidade de Belém. Foi uma experiência muito positiva, porque eles nunca tinham tido esse outro olhar sobre essa manifestação cultural".

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS