Estudantes participam de circuito cultural

Pablo Costa

Alunos da escola José Alves da Cunha, localizada no bairro do Tapanã, em Belém, participaram na manhã desta sexta-feira (08) a sétimas das 18 visitas ao centro histórico de Belém. As visitas fazem parte do projeto “Círio na História”, que tem o patrocínio da Vale.

Estudantes participam de circuito cultural

Para muitos dos alunos, esta foi a primeira oportunidade de conhecer igrejas e pontos turísticos ligados à programação do Círio de Nazaré e museus. No circuitos, estudantes e professores passam pela Catedral da Sé, depois pelo Museu do Círio, Memorial do Círio e por fim à Basílica Santuário. Todo o percurso foi acompanhado por uma historiadora do projeto “Círio na História”, que explicava o significado de cada lugar e símbolo.

image Escola José Alves da Cunha (Daniele Nogueira)

Durante o passeio, os alunos aprenderam sobre a história do Círio, não no seu contexto religioso mas sim cultural, que é considerado patrimônio imaterial do Brasil desde 2013, “lá eles tiveram contato com o artesanato de miriti, conheceram o que são os ex-votos, viram que é uma manifestação que não reuniu somente os católicos, mas também pessoas de outras religiões se juntam para ajudar as  pessoas que pagam as suas promessas, conheceram obras de artísticas”, explicou Alan Siqueira, coordenado pedagógico do projeto.

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS