Vale patrocina 227ª edição do Círio de Nazaré

Programação do Círio será de homenagens para fiéis de todo o Pará

Redação Integrada

Em outubro, todos os caminhos levam a Belém do Pará. Maior manifestação da cultura paraense reconecta mais de dois milhões de pessoas na capital do estado

Há 17 anos, a Vale é patrocinadora oficial do Círio de Nazaré. A maior manifestação do povo paraense acontece no segundo domingo de outubro e leva mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém. Em 227 anos, o Círio foi além da devoção à Virgem de Nazaré e religiosidade, se consolidando como uma das maiores expressões da cultura do Pará e reconhecida, em 2004, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2013, o Círio foi reconhecido mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Ambientação do aeroporto para o Círio 2019

"O Círio é a maior manifestação da cultura paraense e uma das maiores do Brasil. Em outubro, todos os caminhos trazem para cá, para Belém. Não poderia ser diferente, nós estamos presentes no Pará e buscamos, com ações como esta, valorizar e investir para a preservação das tradições culturais dos locais onde a Vale está presente. É Círio outra vez!", comentou a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha.

Além de patrocinadora oficial do Círio 2019, a Vale está no ar com uma campanha institucional na mídia tradicional e meios digitais. A mensagem publicitária mostra que todos os caminhos levam a Belém do Pará, mostrando a importância da cultura para a criação de novas histórias, reforçando que muitas dessas histórias, todos os anos, se renovam no mês de outubro, na capital paraense. "No aeroporto de Belém, nós estamos dando as boas-vindas para os paraenses e visitantes que chegam para criar novas histórias e memórias. E na fachada do seu Instituto Tecnológico Vale (ITV), os visitantes podem retirar as tradicionais fitinhas do Círio", ressalta Saldanha.

Coral Infanto-juvenil Vale Música fará homenagem à Virgem de Nazaré

Cerca de 80 jovens vozes, de crianças e adolescentes do Coral Infanto-Juvenil do projeto Vale Música, homenagearão à Virgem de Nazaré em uma apresentação especial no domingo. O recital mariano será durante no Largo do Redondo (Av. Nazaré, esquina com a Trav. Quintino Bocaiuva), a partir das 9h.

No repertório, canções como "Círio outra vez" e "Eu sou de lá", do Padre Fábio de Melo; "Lírio mimoso"; "Senhora da berlinda"; "Ave Maria", de Gounod; " Ave Maria", de Schubert, e famosa canção de Roberto Carlos, "Nossa Senhora".

Sobre o Vale Música

O Vale Música é um programa que existe há 15 anos e já atendeu a mais de 1.200 crianças e jovens, promovendo a formação musical e dando a eles uma oportunidade de profissionalização por meio da música. A iniciativa é da Fundação Amazônica de Música (FAM), com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Atualmente, alunos do projeto Vale Música Belém participam de intercâmbio cultural e de formação, promovidos pelo Programa Vale Música. A iniciativa da Vale atende a cerca de 400 crianças e adolescentes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará, com programas de formação, residência musical e encontros musicais. O Programa Vale Música tem como finalidade consolidar as ações musicais já patrocinadas pela Vale e fomentar a formação musical para crianças e jovens. A parceria busca oferecer aos alunos a experiência de ter aulas com músicos conceituados de uma grande orquestra nacional.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!