CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sem procissões, água para romeiros se transforma em doações para pessoas vulneráveis

Pastor de uma igreja evangélica que costuma ser ponto de apoio aos romeiros do Círio vai dirigir doações a outras causas

Mayra Monteiro, especial para O Liberal

Com as mudanças na procissão do Círio, membros de uma igreja da Assembleia de Deus, na avenida Nazaré, não farão a tradicional distribuição de água, café da manhã, comidas e outros apoios aos milhares de devotos da Virgem de Nazaré que passam por lá nas romarias. Mas para seguir com ações solidárias, irão além do ecumenismo. Vão partir para as ações sociais. As doações serão para famílias em vulnerabilidade social.

A comunidade da igreja AD da avenida Nazaré fazia as doações e apoio aos romeiros há 10 anos. Batizaram o projeto de “Eu+Você =Jesus”. A ação tem duas finalidades. Uma é social, a outra é eclesiástica. A parte social visa atender pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. O outro objetivo é "Desconstruir os muros das religiosidades, que estavam separando as pessoas. E não é isso que Deus quer para a humanidade. O projeto foi criado para mostrar que os evangélicos não possuem nenhum tipo de raiva, ódio ou preconceito contra os católicos”, explica o pastor Zildomar Campelo, coordenador e idealizador do projeto.

“O projeto acontece sempre na semana do Círio, quando a igreja estará aberta para poder atender as pessoas que estejam, por ventura, precisando de um alimento, de uma água, de um atendimento médico. Como não haverá as tradicionais procissões, as doações vão acontecer para seguir o fim social. Teremos distribuição de almoço e cestas básicas para atender famílias carentes, que são previamente cadastradas", completa o religioso.

Em 2019, foram quase 5 mil pessoas atendidas e mais de 10 mil copos com água distribuídos. Houve ainda a entrega de abanadores e CDs com louvores cantados pelo ministério de música. O evento não tem ajuda de custo ou patrocínio de qualquer outra instituição ou apoiador, além dos próprios membros da congregação. Mas quem gosta da ideia ecumênica ou simplesmente quer ajudar na causa de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, reforça o pastor Zildomar, é bem-vindo a colaborar com o que puder.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!