CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Romeiros vão enfrentar muito calor nas procissões deste final de semana

Em todo o Pará, o tempo vai ser bom e não há expectativa de ocorrência de chuvas fortes

Cleide Magalhães

Os milhões de romeiros que participam do 227º Círio de Nossa Senhora de Nazaré vão enfrentar muito calor durante as procissões que ocorrem neste final de semana em Belém. Desta esta sexta (11) até domingo do Círio (13) todas as manhãs ficam ensolaradas. A previsão de temperatura máxima em Belém e Região Metropolitana varia de máxima entre 33,5ºC (graus Celsius) e 35, e ocorre das 11h30 às 14h. A mínima fica de 23 e 24,5º C, das 5h às 6h. Em todo o Pará, o tempo vai ser bom e não há expectativa de ocorrência de chuvas fortes.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), representado pelo 2º Distrito de Meteorologia (2º Disme), em Belém. Ainda de acordo com o Inmet, em Belém e Região Metropolitana, na sexta e sábado, as manhãs ficam ensolaradas com poucas nuvens no céu. Porém, à tarde evolui para nublado a parcialmente nublado, entre 14h e 18h, com cerca de duas pancadas de chuvas de curta duração e fraca intensidade, com até dez milímetros (mm).

Para o domingo do Círio a previsão também é de muito sol em Belém e Região Metropolitana. Nelas as manhãs seguem ensolaradas com poucas nuvens no céu. Porém, à tarde o tempo evolui para nublado a parcialmente nublado, entre 14h e 18h. Mas pode haver menos pancadas de chuvas que na sexta e sábado. Elas também vão ser de pouca duração e sem intensidade, com até cinco milímetros de chuvas.

De modo geral, no Pará, ainda segundo o coordenador do Inmet, o meteorologista Raimundo Abreu, não há fenômeno que provoque chuvas de forte atividade e quem participar do Círio de Nazaré precisa se preparar, pois “os romeiros vão ter muito calor, muita umidade do ar e bastante ventilação vinda do Oceano Atlântico – o que faz subir a temperatura nesses lugares”.

Ele destaca ainda que, neste final de semana, ocorrem algumas pancadas de chuvas, no período da tarde, na região do Tocantins, entre os municípios de Tucumã, São Félix do Xingu e Serra dos Carajás.

Além de chuvas de curta duração também à tarde na região nordeste do Pará, como Capitão Poço, castanhal, Santa Izabel e Santo Antônio do Tauá.

Romeiros devem tomar alguns cuidados para encarar o calor

Diante da previsão do tempo para este final de semana, os romeiros precisam tomar vários cuidados antes, durante e depois das procissões. Skeet Júnior, diretor do Departamento Estadual de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha, orienta cuidados com o traje, a alimentação e a pele.

“É importante a hidratação bebendo bastante água. Além do uso de roupas claras e leves. No Círio é muito sol, então tem que usar também protetor solar, chapéus e bonés, pois, apesar de haver bastante mangueiras, é muito quente. Antes de sair de casa, não inventar de comer coisas que a pessoa não etsá acostumada, principalmente em relação às crianças, para não passar mal depois. Pode comer frutas e ter café da manhã mais leve”, aconselha o diretor da Cruz Vermelha.

No Círio de Nazaré deste ano 6,5 mil voluntários pela Cruz Vermelha vão atuar no atendimento à população nas romarias. Serão 16 pontos de atendimento na Trasladação e 20 pontos de atendimento disponíveis na procissão do Círio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!