CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Romeiros de Castanhal organizam Carreata da Fé no lugar de caminhadas do Círio

Peregrinação pela BR-316 rumo a Belém ganhará outra forma de expressão na pandemia

Eduardo Rocha
fonte

Pessoas que costumam pagar promessas feitas a Nossa Senhora de Nazaré caminhando de Castanhal para Belém, os chamados romeiros, substituirão a tradicional caminhada por uma carreata este ano, em virtude da pandemia da Covid-19. Será a Carreata da Fé. Desde que decidiram, no começo de agosto, realizar a Carreata de Nossa Senhora de Nazaré – Castanhal a Belém, os romeiros promovem reuniões às quintas-feiras para detalhar e encaminhar preparativos do evento. Na reunião de hoje (17), na clínica de fisioterapia Boa Forma, eles resolveram que a carreata sairá da área da estátua do Cristo Redentor, na entrada do Município Modelo.

“Iríamos sair da Praça Matriz de São José, mas ficamos receosos e fomos orientados pelos órgãos de Segurança Pública a buscar um local mais amplo para abrigar os veículos. Então, vamos sair da área do Cristo Redentor”, afirmou o professor universitário José Nazareno Henriques, cordenador do evento e à frente da associação de romeiros.

Na estrada - A carreata sairá no dia 7 de outubro, à noite, para cumprir 79 quilômetros de percurso pela rodovia BR-316 até a chegada à Basílica Santuário de Nazaré, no centro de Belém. Até o ano passado, os romeiros faziam esse itinerário em 24 horas de caminhada. O evento de 2020 deverá ter a duração de duas horas, e os promesseiros e devotos em geral são orientados a cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19. Estão previstos 50 carros no mínimo para a Carreata da Fé.

A associação dos romeiros congrega a maior parte dos peregrinos promesseiros de Castanhal. “As pessoas ficaram tristes com a perspectiva de não se ter a homenagem à santa este ano, mas quando nós propusemos a carreata todos passaram a se mobilizar para sua realização”, destacou José Nazareno. “A fé e a devoção é a mesma da caminhada”, acrescenta.

As pessoas com deficiências que seguiam de carro as caminhadas até 2019 no grupo de apoio gostaram da oportunidade de seguirem, agora, na carreata, participando diretamente do grupo, como relatou Nazareno.  Não está descartado que alguns romeiros isolados possam fazer sua caminhada na estrada nesta época do ano.

Na reunião desta quinta-feira (17), foram reforçados os cuidados com o coronavírus durante a carreata, abordada a documentação necessária à organização do evento e ainda a comercialização de camisas da carreata.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!