CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Romaria dos Corredores leva três mil pessoas às ruas na manhã deste sábado

Keila Ferreira

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (26), muitos católicos já estavam nas ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, em uma das últimas procissões da programação do Círio. A Romaria dos Corredores saiu por volta das 5h30 deste sábado (26), da Praça Santuário, e reuniu vários grupos adeptos da prática desse esporte. A estimativa é que cerca de três mil pessoas tenham participado. Animados, eles acompanhavam a imagem peregrina da Virgem de Nazaré, embalados por músicas marianas. "Um dos nossos objetivos é evangelizar através de Maria, todos os filhos e filhas de Maria", declarou Jorge Rezende, um dos diretores de procissões do Círio. 

Aprovada pela arquidiocese de Belém e diretoria da festa em 2014, a Romaria dos Corredores é uma das procissões mais novas do calendário oficial do Círio. Jorge Rezende explica que ela atende a um pedido dos próprios corredores, já que muitos são devotos da Virgem de Nazaré. "Não tem disputa de nada, é só agradecimento por Nossa Senhora. A gente tem que tentar abraçar e acolher todos eles. Temos a das crianças, que a gente já chama de romaria das famílias. Todos os segmentos são acolhidos por essa devoção a Nossa Senhora. Essa é a antepenúltima procissão. Hoje, tem uma cavalgada, mas ainda não é oficialmente uma romaria", observa.

No fim da procissão, os participantes receberam a benção do padre barnabita Luiz Carlos Gonçalves, reitor da Basílica Santuário de Nazaré. "Esta romaria não é uma competição, é um momento de confraternização, para que tenhamos sempre a consciência de que temos que caminhar sempre juntos. A nossa corrida como cristãos é sempre por um bem maior. Se existe rivalidade entre nós, deve ser o de praticar o amor fraterno, amar mais que o outro".

 

DEVOTOS

Corredora há 30 anos, a médica veterinária Dora Paiva, de 70 anos, participa da romaria desde que ela foi criada, mas conta que de 2017 a 2019 precisou passar por um tratamento de saúde e, por isso, aproveitou a procissão desse ano para agradecer Nossa Senhora de Nazaré.  "Foi um ano e oito meses de muita luta e ela me curou. Eu sou uma pessoa muito católica, tenho muita fé, acho importante a fé e a esperança para que nossos dias sejam melhores", declarou Dora, que participa de outras programações, como a corrida do Círio. 

No evento deste sábado, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguiu no carro Berlinda numa velocidade baixa para que os devotos pudessem acompanhar com uma corrida leve. O percurso é de cerca de sete quilômetros. 
Nossa Senhora recebeu homenagem de católicos durante o trajeto. Em frente à Catedral de Belém, a o carro com a imagem peregrina e os corredores pararam por alguns minutos, para rezar e cantar. Uanderson Gonçalves Alves, policial militar de 31 anos, faz parte de um grupo de corredores da PM e esse ano participou pela primeira vez dessa romaria. "Acho interessante, porque une a fé e o esporte", declarou, afirmando que o momento também possibilita agradecer a Nossa Senhora. "A energia do Círio passa pra gente". 

Os corredores católicos chegaram ao destino por volta das 6h50, depois de cerca de uma hora e vinte minutos de romaria.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!