Queima de fogos do Círio não ocorrerá este ano
Espetáculo luminoso da véspera do Círio estava agendada para acontecer em balsa no Rio Guamá

A redação integrada de O Liberal apurou que, por recomendação do Corpo de Bombeiros, não haverá mais a queima de fogo como parte da programação do Círio de Nazaré 2020, segundo estabeleceu a nova agenda da festa religiosa. Por causa da pandemia, não haverá procissões esse ano, entre outras mudanças, para a segurança epidemiológica dos fieis que acompanham os festejos.
A queima de fogos estava prevista para ocorrer às 20h30 do dia 10 de outubro, sábado, e seria realizada em uma balsa no rio Guamá, às proximidades da Catedral de Belém.
Tradicionalmente, os fogos do Círio mobilizam fieis. Cerca de dez mil pessoas costumavam acompanhar a queima nos anos anteriores.
Na tarde desta quinta-feira (24) a Diretoria da Festa divulgou uma nota oficial detalhando o cancelamento da queima de fogos. Ontem, uma reunião tratou do assunto. Veja a íntegra da nota da Diretoria da Festa de Nazaré, publicada às 14h17:
"Compreendendo a preocupação manifestada pelos órgãos de segurança do Estado, em especial pelo Corpo de Bombeiros, acerca da provável aglomeração de pessoas no entorno do Ver-o-Peso e do Complexo Feliz Lusitânia, e pretendendo contribuir ao máximo para o êxito dos eventos do Círio 2020, naquilo que compete ao Poder Público, facilitando o trabalho das instituições de segurança e saúde e minorando ao máximo qualquer risco sanitário, a Diretoria da Festa de Nazaré comunica o cancelamento da queima de fogos inicialmente programada para a noite do dia 10 de outubro, certa de que tal decisão em nada diminuirá a beleza e a intensidade das manifestações de fé e devoção do povo do Pará".
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA