Participantes lotam e se divertem na prova de 5 km da 40ª Corrida do Círio, em Belém

Na edição deste ano, a prova foi dividida em dois dias, buscando proporcionar mais conforto e segurança aos atletas e ao público

Maiza Santos e Saul Anjos
fonte

Diversas pessoas participaram da prova de 5 quilômetros da 40ª Corrida do Círio, um dos eventos mais tradicionais do calendário esportivo do Pará, neste sábado (25/10) no Portal da Amazônia, em Belém. A animação dos participantes estava presente desde cedo e intensificou-se mais com as apresentações da Banda Vem Pro Rolê e da Balada Kids, levando música e animação ao público. A prova começou pontualmente às 6h.

A concentração de participantes e público na área da corrida teve início cerca de duas horas antes do início da prova. Ao longo do percurso, a organização priorizou medidas de segurança e assistência, adicionando pontos de hidratação ao longo do trajeto, sinalização, equipe de apoio médico e suporte logístico para a largada e chegada. A presença de muitas famílias chamou a atenção, especialmente na área destinada à chegada dos atletas.

Mais do que uma competição, a Corrida do Círio se firmou como um evento social e comunitário, integrando a programação da maior festa religiosa do Brasil. Segundo a coordenadora da Corrida do Círio, Natália Freitas, somente o trajeto de 5 quilômetros contou com quase cinco mil inscritos.

“A Corrida do Círio é um momento de fé e celebração da vida. Ela une esporte, devoção e família em um mesmo espaço. Estamos muito felizes e queremos que os atletas que estão aqui hoje tenham a melhor experiência possível. Nós aumentamos os pontos de hidratação, com dois locais ao longo do percurso para que os atletas consigam fazer o trajeto com tranquilidade. Superamos as nossas expectativas com o número de corredores inscritos”, destacou Natália.

image Atletas durante a Corrida do Círio 2025. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

A edição de 2025 foi dividida em dois dias, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança tanto para os competidores quanto para o público. A corrida de 10 km será realizada no domingo (26), a partir das 6h40, com transmissão ao vivo pela TV Liberal.

Superação

image Vinicius Azevedo Lima foi o grande campeão na categoria masculina de 5 km. Ele completou o percurso em 16 minutos e 6 segundos. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

Na categoria masculina de 5 km, o campeão foi Vinicius Azevedo Lima, de 25 anos, natural de Mosqueiro. Ele completou o percurso em 16 minutos e 6 segundos. O segundo lugar ficou com Fábio dos Santos Sousa, com 16 minutos e 51 segundos. Em terceiro veio Renato Teixeira Alves, com 16 minutos e 54 segundos. Determinado e emocionado, Vinícius comemorou a vitória como um marco pessoal.

“Foi uma preparação bem sofrida, mas valeu cada segundo. Ano passado eu terminei em segundo lugar geral e saí muito frustrado, mas prometi que voltaria mais forte. Vim com sangue nos olhos e hoje pude desfrutar do processo”, contou Vinicius.

image A imagem mostra Vinicius Azevedo Lima, que ficou em primeiro lugar, no centro da imagem. O segundo colocado, Fábio dos Santos Sousa, está no lado esquerdo. Renato Teixeira Alves, que ficou em terceiro lugar, está no lado direito da foto. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

O corredor, que participa da Corrida do Círio pela segunda vez, revelou que o esporte mudou sua rotina e trouxe novas metas. “Tenho só dois anos de corrida e já conquistei resultados importantes. Semana passada fui campeão em Cametá, nos 10 km, e hoje consegui baixar o tempo para 15 minutos e 52 segundos. Isso mostra que estou evoluindo e que o trabalho está dando certo. Essa vitória representa o início de um novo ciclo”, completou.

image A amapaense Lenise da Silva Net foi a grande campeã dos 5 km, com o tempo de 19 minutos e 19 segundos. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

Entre as mulheres, a amapaense Lenise da Silva Net foi a grande campeã dos 5 km, com o tempo de 19 minutos e 19 segundos. O segundo lugar ficou com Samanta Silva da Costa da Silveira, com o tempo de 19 minutos e 28 segundos, e o terceiro com Suzete Antonieta Lizote, que fechou a prova em 20 minutos e 3 segundos. Lenise dedicou o resultado à família, ao treinador e à sua patrocinadora, ressaltando o simbolismo da prova.

“Essa corrida tem um significado muito especial. Eu vinha tentando participar há dois anos, mas não conseguia. Hoje foi a graça de Deus. Quando a gente faz algo de coração e acredita no processo, tudo acontece”, disse, emocionada.

image Lenise da Silva, que ficou em primeiro lugar, está ao centro da imagem. Samanta Silva da Costa da Silveira, que chegou em segundo está no lado esquerdo da foto. Suzete Antonieta Lizote, que chegou em terceiro, está no lado direito. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

Lenise afirmou que a fé sempre esteve presente em sua trajetória como corredora. “Eu corro sempre com meu terço na mão. Sinto que Deus está comigo em cada passo, principalmente quando o corpo começa a cansar. É nesse momento que a força vem de dentro, e eu lembro o motivo de estar ali: minha família, meus amigos e o amor pelo que faço. A vitória é só uma consequência de tudo isso”, declarou.

Emoção

A Corrida do Círio também trouxe histórias de superação, como a do veterano Carlos Henrique Xavier, de 70 anos, natural da Bahia e morador de São Luís (MA). Ele voltou a participar da prova após 11 anos e completou sua 334ª corrida de rua.

“É muito importante estar aqui. A gente cuida da saúde e inspira os mais jovens. Eles olham para nós e se motivam a correr também”, contou, orgulhoso.

image Carlos Henrique Xavier, de 70 anos, que participou da Corrida do Círio 2025. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

Com emoção, fé e espírito esportivo, a Corrida e Corridinha do Círio 2025 reforçam o papel do esporte como símbolo de união, superação e devoção na maior celebração religiosa do Pará.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!